sexta-feira, 2 de maio de 2014

ImpreSSões - Mustang II 1973

    A década de 70 foi uma prova de fogo para os Muscle Cars; para sobreviver em meio a crise do petróleo e a legislação sobre a emissão de poluentes, muitos modelos mudaram drasticamente, reduzindo a potência dos motores pela metade, outros foram simplesmente descontinuados das linhas de produção. O Mustang II de 1973 que mostraremos aqui, era um dos sobreviventes, que para driblar a crise se adequou à situação.

Nada de motores com enorme cilindrada cúbicas, nem mesmo a cavalaria esbanjando torque, o Mustang desta matéria carrega um "modesto" seis cilindros de 250 polegadas cúbicas e 147 cavalos brutos. Bem, falo em modesto comparando aos demais modelos da linha daquele ano, mas para os padrões aqui do Brasil era bom, já que o propulsor era bem similar ao motor do nosso Chevrolet Opala, inclusive nas 4.100 de cilindradas cúbicas. Os entusiastas ainda podiam contar com os motores V8, porém com potência reduzida, onde no topo encontrava-se a versão Mach, com 380 cavalos brutos.

O propulsor 4.1 de seis cilindros rendia 147 cavalos de potência bruta. 

Externamente o Mustang II era visivelmente menor, adotando linhas mais sóbrias e deixando de lado o perfil esportivo. O modelo ganhava para-choques com capacidade de absorver pequenos impactos sem causar danos, conforme exigido em lei. O lendário Muscle havia perdido sua identidade, e seu foco passava para a economia de combustível, já que seu desempenho não era mais o ponto forte, sendo bem abaixo perante as marcas atingidas no passado recente.

Menor e com linhas mais sóbrias, esse era o Mustang II de 1973.

Diferente do concorrente Camaro, a Ford levou o Mustang para as categorias mais familiares, o que deixou muitos entusiastas do modelo aborrecidos, já que nos anos 60 o Muscle era referencia em desempenho e sucesso. As vendas que no último ano da década de 60 estavam na casa das 300 mil unidades produzidas, em 1973 despencaram para apenas 134.867 unidades.

Eram duas opções de carroceria: Cupê e o Hatchback mostrado nesta matéria.

Internamente o Mustang II também havia deixado de lado o perfil esportivo, com exceção do volante de três raios, o clássico painel dava lugar a um modelo mais básico e o espaço traseiro na versão hatchback era limitada a duas pessoas.

O volante de três raios foi o único item esportivo que a Ford manteve na versão.

Espaço traseiro era limitado por consequência da menor distância entre-eixos.

O Mustang II 1973 desta matéria é item raro, estava com apenas 84 milhas rodadas em 2012, cerca de 135 quilômetros! O carro é extremamente intacto, como você pode ver nesta postagem.

 
Raro, o modelo desta postagem apresentava apenas 84 milhas rodadas em 2012.
 
 O modelo manteve os plásticos no assoalho e as etiquetas de instruções no para-sol.


Texto de Andre GeSSner
Imagens: Reginaldo de Campinas



Nenhum comentário:

Postar um comentário