Grande ícone da série dos Muscle Cars na década de 60 e inicio dos anos 70, o Pontiac GTO carrega uma legião de entusiastas até os dias de hoje. Em 1974, prestes a completar uma década de atividades, o GTO entrava no que seria sua ultima remodelação, em busca de recuperar o carisma perdido logo no inicio daquela década.
O modelo estreava o ano de 1974 com nova carroceria, vinda do irmão Ventura, um modelo mais compacto da montadora, item que já desagradou os fãs do modelo logo de cara. A intenção era repetir o conceito de 1964, quando tecnicamente lançou os Muscle Cars, oferecendo uma versão pouco menor que os demais modelos porém com grande motorização.
O GTO buscava recuperar a imagem conquistada nos anos 60.
A proposta tinha tudo para dar certo, já que o GTO completava 10 anos de atividades naquele ano, porém para os mais entusiastas, o Pontiac GTO já havia "morrido" em 1973. A versão tentava de todas as maneiras buscar origens em seu passado glorioso, com a grade bi-partida na dianteira e as lanternas traseiras em duplos filetes, como nos modelos de 1966 e 1967.
A versão de 1974 trazia diversos itens para se aproximar da versão antiga, uma delas as lanternas traseiras em filetes duplos.
O GTO 1974 também trazia o famoso capô com scoop Shaker, do Trans AM, sistema de captação de ar frio, muito famoso nos Dodge Challenger, e opcional nos GTO mais antigos. Internamente nada de excepcional, basicamente idêntico ao irmão Ventura, apenas com alterações mínimas nos instrumentos do painel e qualidade do material, que passou a ser em plástico duro com detalhes em estofado simples.
Outro item de destaque era o scoop Shaker.
Acabamento interno basicamente igual ao Ventura, com destaque ao volante esportivo de três raios.
A única motorização disponível era o 350 V8, que naquela altura rendia apenas 200 cavalos de potência, tudo para se adequar às normas norte-americana além da crise; mesmo assim o desempenho acabava sendo satisfatório, onde fazia o 0-100 km/h em 8,2 segundos e o 1/4 de milha em 15,72 segundos @ 141,6 km/h.
O 350 V8 desenvolvia 200 cavalos naquele ano.
Ainda em 1974, a GM anunciava os modelos para o ano seguinte e o GTO não estava mais presente, simplesmente o modelo deixou as linhas de produção, sem anúncios, sem choro e quaisquer manifestações de entusiastas ao redor da fabrica da GM. Em seu último ano, foram produzidos cerca de 7 mil unidades do modelo, pouco menos de 3 mil abaixo do esperado pela montadora, fator determinante para o GTO dar Adeus, ficando fora do mercado pelos próximos 30 anos.
Texto de Andre GeSSner
Imagens: Hemmings.com
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