sábado, 26 de abril de 2014

Fast Post - Mustang Empire State 50th

   Para promover o Mustang conversível em 1965, a Ford abusou da criatividade e como ação publicitária colocou o modelo no alto do Empire State, em Nova York, que até o então era o edifício mais alto do Mundo. Na época, foi uma grande sacada de marketing, mostrando aos bons entendedores que o Ford Mustang estava no topo.


Colocar o Mustang no 86º andar do arranha céu não seria nada fácil, já que, por medidas de segurança não podiam contar com auxilio de um helicóptero. Visando isso, a Ford decidiu simplesmente cortar o Mustang em várias partes, subindo seus pedaços por elevador.

Foi preciso cortar o Mustang para leva-lo ao terraço do Empire State. 

E subir suas partes por elevador.

Lá em cima, devidamente montado, foram feitas diversas imagens aéreas do Mustang, que logo após foi novamente desmontado e levado até o observatório do prédio, permanecendo por lá durante cinco meses, até ser dividido novamente para deixar o Empire State de vez.

Foram cinco dias no observatório, até ser desmontado novamente.

Cinco décadas depois, a Ford repetiu o ato com o Mustang 2015, em comemoração aos 50 anos do modelo, completados no último dia 17 de Abril. Novamente a versão escolhida foi o conversível, e como na primeira vez, a utilização de um helicóptero para içar o carro foi descartada pelas mesmas questões de segurança.

Novamente foi necessário cortar o Mustang.

Devido ao maior peso e tamanho, o grau de dificuldade foi bem maior, o Mustang não passava na porta do elevador, precisando corta-lo em seis partes, e não duas como no modelo de 1965. O modelo recebeu uma espécie de subchassis, na qual as partes de metal foram fixadas, assim como suspensão e os pneus.

A clássica cena do elevador, 50 anos depois.

Foram quase seis semanas de estudos para repetir o ato de 50 anos atrás, onde a equipe fez diversos "ensaios" para que tudo ocorresse corretamente na hora certa, já que o modelo precisava estar no alto do Empire State logo na manhã do dia 16 de Abril.

Tudo foi calculado para que nada saísse errado.


O vídeo detalhando o fato.

Ao fim, foi que surgiram os primeiros raios solares naquela manhã do dia 16, e lá no alto do Empire State, lá estava ele, o Mustang em sua mais nova geração, brilhando exatamente como a 50 anos atrás, exatamente no mesmo local.

50 anos depois, lá estava o Mustang Conversível.

Texto de Andre GeSSner
Imagens de Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário