quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fast Post - Car And Drive e a Mustang Wagon

Na última Sexta mostrei aqui a versão Wagon do Mustang, fabricada por Joe Kamp, mas o que me intrigou mesmo é o paradeiro das Mustang Wagons originais. Bem, é claro que não sei, mas os últimos dias me foquei em pesquisar o assunto.


Primeiramente disponibilizo a prévia da matéria da Car And Driver de Outubro de 1966, onde a Mustang Wagon foi capa. Como citei semana passada, existem várias cogitações referente ao paradeiro das unidades produzidas da Mustang Wagon, mas primeiro é preciso saber quantas unidades foram de fato fabricadas. Eu diria que foi algo em torno de cinco unidades, mesmo conseguindo evidências de apenas três, creio que duas unidades serviram para testes.

Acima a Mustang Wagon de Barney da Intermeccanica, responsável pelo projeto.

As linhas eram as mesmas do Cupê, porém com o volume adicional.

Vamos começar pelo exemplar da matéria publicada pela Car And Drive; sua placa termina em 5600, exatamente a mesma fotografada alguns poucos meses depois, estacionada frente a uma residência nos EUA, e pelo que as imagens passam, a versão Wagon era vista com olhares curiosos, além dessas imagens outras circulam pela rede, porém são de divulgação. Partimos então para o outro exemplar, esta eu não consegui identificar a placa, mas é óbvio que se trata de um veículo diferente, este provavelmente em um tom branco ou bege, também me pareceu muito um exemplar que serviu de testes, pois suas fotos são oficiais sempre aparentando suja e em estradas. Por último o exemplar que circulava com a placa final 4030; esta só achei apenas uma imagem.

Na sequencia acima vemos a Mustang Wagon, capa da Car and Driver, estacionada na rua.

Aparentemente nenhuma preocupação em esconder o modelo dos curiosos.

O volume extra visto de fora e internamente.

Entrei em contato com Bob Cumberford, que desenhou o modelo original nos anos 60, e estou aguardando sua possível resposta, enquanto isso vou dando contínuídade ao post.

As placas comprovam o mesmo Mustang.

Fazendo uma Observação dos três exemplares, notei que apenas a Wagon mostrada na car And Drive possuí tampa de combustível com portinhola na lateral traseira esquerda, o que pode a vir descartar as demais versões fotografadas, ao mesmo tempo que poderiam ser uma versão para teste.


O exemplar acima é o que serviu para testes, reparem os adesivos 'Ford' nos vidros traseiros.

Este existe apenas uma única foto, que é esta. É possível que este exemplar seja o mesmo que a Wagon fotografada abaixo.

As fotos acima foram tiradas acima nos anos 90...


...aqui o mesmo Mustang, já nos anos 2000.

Texto de Andre GeSSner
Fotos de Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário