Desde o lançamento do Mustang em 1964, boatos corriam soltos quando o assunto era uma versão Wagon do modelo, até porque a Ford até tinha algumas propostas na prancheta para o projeto, mas ficou só por aí. Pouco tempo depois a primeira Mustang SW surgiria de um projeto secreto solicitado pela Ford à italiana coachbuilder Intermeccanica, entre os responsáveis um executivo da Ford e um designer renomado na época.
Indícios mostram que algumas unidades foram construídas em 1965, mas a versão não foi oficializada e acabou com o projeto abandonando; mesmo assim, são várias as imagens da Wagon na época, material suficiente para artesões do mundo moderno recriarem o modelo igual aos modelos mostrados. É o caso da Mustang deste post, que construída por Joe Kamp, é a que mais se aproxima das versões originais, até porque utiliza o maior número de componentes de fábrica, criando um modelo tão atraente quanto as dos anos 60.
Oficialmente nenhuma unidade chegou ser comercializada.
A versão de Kamp, é a mais próxima da original.
Para a fabricação da Wagon, utiliza-se toda a base de um Mustang convencional, bem como várias partes de carroceria, e como falamos de Estados Unidos, lá é possível encontrar peças originais novas, dessa forma é possível fabricar um modelo do zero. Nenhum item que descaracterize dos modelos originais foi dispensado, desde os frisos cromados até o volante; sob o capô o famoso Ford 5.0 V8 faz sua parte, juntamente com a transmissão manual de cinco velocidades que aqui são dos modelos mais novos.
Nenhum sinal denuncia que o volume não veio originalmente.
O chassis foi reforçado, até para lidar melhor com a potência que neste caso é superior ao modelo originário, de 1965, além disso a suspensão foi recalibrada, para melhor condução da Mustang, que também conta com melhoria no sistema de freios. As rodas de 15 polegadas são de liga leve, originais do Mustang, estão calçadas com os belos BFGoodrich T/A Radiais de 215/70.
As rodas originais de 15 polegadas.
Scoop e as faixas decorativas.
Internamente o que vemos impressiona tanto quanto externamente, pois os detalhes são de extrema qualidade, bancos, laterais de porta, forração do teto, tapetes, enfim, todos trabalhados com vinil marrom. O rádio AM original permanece no painel, mantendo a originalidade, mas aos exigentes que não dispensam um som moderno, existe um Mp3 embutido no console, e falando em moderno, não podemos deixar de citar o sistema de ar-condicionado, que foi muito bem integrado ao painel, com aberturas discretas e elegantes. Os bancos traseiros são tão confortáveis quanto os do cupê, porém com um pouco mais de espaço aos ocupantes.
O feliz proprietário que adquiriu um desses levava a revista Car & Driver de Outubro de 1966, na capa a Mustang Station Wagon original como matéria principal, assim como guias para manutenção. Ainda não se sabe qual foi o destino das wagons originais, mas são várias as cogitações, alguns dizem que elas estão apodrecendo em algum campo ou galpão, outros afirmam que as unidades fabricadas foram esmagadas pela Ford, enfim, um verdadeiro mistério ainda não confirmado.
O comprador leva a edição de 1966, com matéria sobre a Mustang SW.
Única coisa que podemos afirmar, é que a versão fabricada pelo Joe Kamp é que mais se aproxima dos modelos originais, fugindo apenas nos pequenos detalhes mecânicos, mas são mudanças que contribuem para melhoria do modelo, e pode ter certeza de quem desembolsar a quantia de 55 mil dólares, não se importará muito com isso.
Texto de Andre GeSSner
Imagens: RK Motors
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