quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ImpreSSões - Camaro SS 2010, Challenger SRT8 2010 & Mustang GT 2011.

 

2010 foi um ótimo ano para o Camaro SS, que levou a vitória em vários comparativos, sempre deixando o Mustang em segundo, e o Challenger em terceiro. Muitos fãs dos Mopars ficaram enfurecidos com os vários sites e revistas que promoveram o tal comparativo, sempre com a pergunta "Por que não colocam o SRT8 no teste?". A resposta é fácil; os comparativos sempre seguem organizado pelo preço e não potência, e o Challenger SRT8 é cerca de 13 mil dólares mais caro que Camaro e Mustang.  Chegou a hora da revanche, a Ford com seu novo V8 5.0 do Mustang GT, encara o já consagrado Camaro SS e o famoso Challenger SRT8 para ninguém reclamar desta vez!

No aquecimento para o teste, os enormes Pirelli PZero 275/40 de 20 polegadas do Camaro foram os que mais produziram fumaça.

Os PZero de 19 polegadas do Mustang foram os que menos "criaram nuvens".

Facilidade também no Challenger.

DESEMPENHO
Aqui a vantagem começa para o Mustang, que apresenta melhor relação peso-potência, de 8,8kg por cavalo, seguido de 9,1 do Camaro e 9,8 do Challenger. Além da relação peso-potência, o Mustang também é equipado com o menor sistema de engrenagem do diferencial, ou seja, apesar de apresentar o menor torque, o contato do pneu traseiro com o solo foi de 2.364 libras na primeira marcha, enquanto o Challenger atingiu picos de 2.016 e o Camaro de apenas 1.826.


O Challenger conseguiu a segunda posição no quesito desempenho.

Enquanto o Mustang levou a melhor. 

Não muito atrás vem o Camaro.

Neste teste realizado pela Motor Trend Magazine, o Mustang se saiu melhor nas provas de aceleração, tudo graças ao ótimo escalonamento do câmbio de seis velocidade, que na atual versão tem as relações mais curtas dos três modelos. Para fazer o 0-100km/h o Mustang levou apenas 4,4 segundos, seguido do Challenger com 4,7 e Camaro com 4,8. No Camaro os números mais elevados são por conta do conjunto câmbio/diferencial, que trabalham para melhor consumo de combustível, e provavelmente não é viável para o mercado uma nova opção desse conjunto, mostrando que algo precisa melhorar muito em breve. Neste item, é clara a vitória do Mustang, seguido por Challenger e Camaro.

FREIOS
Com todos equipados com o  ótimo sistema Brembo de freios,  os três Ponny Cars obtiveram bons resultados. O Mustang, mais leve conseguiu parar antes, usando apenas 104 metros, já com os 108 metros do Camaro e dos 113 metros do Challenger, porém, os freios do Challenger é infinitamente melhor que de seus concorrentes, sendo o único a se manter firme sem trepidações durante o teste. O Mustang apresenta um pedal mais macio, leve demais para o ideal, e o Camaro transmite maior confiança, sendo bem firme.


Conjunto de freios é insuperável no Challenger.


Com melhor conjunto geral, o Challenger leva essa, seguido de Camaro e Mustang na lanterna.

PERFORMANCE
Colocados para um pequeno circuíto formando uma figura do número 8, ouve certo equilíbrio entre Camaro e Mustang, com leve vantagem ao carro da Ford, que fez o percurso em 24,7 segundos, seguido do Camaro com 25,2 e Challenger com 25,7.

 Na pista, equilibrio entre os três.

No teste de aderência, o Mustang teve um comportamento de um legítimo esportivo, com 0,97g, logo atrás o Camaro com 0,92 e Challenger com 0,91g, porém o Challenger apresenta mais confiança, devido a isso, empate.

O conjunto do Challenger, garantiu um empate nas provas de aderência.

Camaro SS:
O Camaro sem dúvidas é atualmente o carro mais querido do mundo, e mesmo com os números a favor da concorrência, os fãs continuam apostando no Chevrolet, como pode ver em nossa enquete!

Camaro: Título de mais querido.

O Chevy é o mais barato dos três aqui testados, custando quase 35 mil dólares lá nos EUA. Seu V8 de 6,2 litros garantem seu sorriso na hora de pisar com força, e os freios Brembo transmitem a segurança que precisa garantindo um ótimo conjunto ao Chevrolet.

O V8 6.2 do Camaro rende 426 cavalos.

Como tudo tem um lado negativo, o Camaro também tem o seu, o mais citado atualmente, por jornalistas, editores e designers do mundo, é que todos concordam que seu estilo envelheceu rápido demais, e outro ponto bem críticado, é sua visibilidade, que apresenta vários pontos cegos, fazendo o motorista se sentir pequeno dentro do carro, o que deveria ser ao contrário nesta categoria. o som do seu V8 sem dúvidas é o mais bonito, mas para os mais exigentes acaba atrapalhando depois de algumas horas.

Linhas mais ousadas na interna do Camaro, e vários pontos cegos.

Coisas como, "O Camaro é um esportivo fino clamando para fugir" e "Se o Mustang é um bisturi, o Camaro seria um Martelo" são comentadas entre quem conhece muito bem os modelos, mas o que mais se ouviu dos editores foi que o Camaro parece um carro-conceito, ou um brinquedo, ele é divertídissimo, mas certamente não é do tipo que você gostaria de passar muito tempo.

Dodge Challenger SRT8:
Se Camaro e Mustang são Ponny Cars, o Challenger é o único Muscle, devido seu tamanho perante os concorrentes.

Com um estilo mais robusto, o Challenger impõe respeito.

O Hemi produz 425 cavalos.

Os 13 mil dólares a mais pagos no Challenger, valem cada centavo, e o Hemi de 425 cavalos torna a brincadeira muito divertida, e tudo isso com o melhor conforto dos três. O Dogde apresenta um estilo com elegância, seu Hemi quase não se ouve, o que é um pecado para os mais puristas, mesmo assim, o Challenger consegue ser mais divertido que Camaro.

Acabamento interno se destaca pelo conforto.


Ford Mustang GT:
Com 1.695 dólares a mais, o dono leva freios Brembo, com itens vindo do irmão GT500, além das exclusivas rodas de 19 polegadas calçadas com os Pirelli PZero. O Mustang também tem o melhor preço de entrada e menor consumo de combustível dos três.

Para 2011, a Ford trouxe inúmeras melhorias ao Mustang.

Moderno, o 5.0 do Mustang desenvolve 412 cavalos.

O Mustang amadureceu de 2010 para 2011, tudo isso para retomar a liderança do mercado, no qual manteve a ponta durante os 25 anos em que se enfrentaram.

Interna harmoniosa, com destaque ao couro vermelho dos bancos e volante.

CONCLUSÃO:
Bem, de forma tecnica, quem realmente fica na ponta neste comparativo é o Mustang GT 2011, que atualmente vem sendo o Ponny Car mais cobiçado, até pelas inúmeras versões e edições especiais que estão sendo oferecidas pela Ford, além do novo V8 5.0 que é leve, ágil, dando uma sensação de poder ao motorista com seus 412 cavalos. 

Campeão do comparativo, o Mustang promete para 2011.

O Camaro chegou oficialmente em 2009 como modelo 2010, e depois de quase 10 anos afastado, trouxe uma grande massa de fãs, mas se limitou as novidades, e seu projeto envelheceu rápido demais, o que só é percebido com clareza quando diante do Mustang GT 2011.

Enfileirados, o Challenger mostra ser o único Muscle Car.

O Challenger é um Mopar, e impõe muito respeito, além de que a versão testada é a antiga de 425 cavalos. Esperamos para ver o que vai sair da briga com o novo Hemi 392 V8, aí sim os entusiastas da marca vão aplaudir de pé. E você leitor, quem é seu favorito para 2011? A Enquete continua!

Seja Camaro, Challenger ou Mustang, a briga do próximo ano promete esquentar ainda mais com o novo Hemi 392


Texto de Andre GeSSner
Fotos: Motor Trend Magazine

4 comentários:

  1. Bacana mesmo!

    Concordo que o único "Muscle" seja o Challenger, pois ele é enorme!!!

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  2. Legal isso!

    O Mustang realmente é o melhor!

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  3. Melhor matéria que vi em sites brasileiros! parabens!

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  4. concordo a melhor matéria que já vi mesmo.

    E é muito difícil escolher um dentre os três, já que todos são incríveis!

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