terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Coleção Conceito - Ford Mustang II 1963


Era esse básicamente o mesmo Mustang a ser apresentado em 1965, o modelo é um conceito desenhado dois anos antes da apresentação oficial do Ford.

Os fárois seguiam as linhas do conceito, e a enorme grade já era marca registrada do Mustang.

As linhas do Mustang II já previa o modelo que sairia em série.

Assim como vários detalhes, as lanternas serviram de base para o modelo oficial.

Este das fotos é o único modelo existente, cujo frequentemente é exposto em feiras de automóveis. Originalmente seu motor era um 289 V8, e como foi um carro bastantante testado pela montadora, acabou sofrendo modificações na parte superior do motor, sendo que o restante do bloco ainda é todo original. Sua transmissão é manual de quatro velocidades.

Originalmente, o motor era um 289 V8.

Externamente o Mustang II 1963 já depositava em sua carroceria o que viria a ser o Mustang Oficial, apresentado em Abril de 1964. Sua capota era rígida removível, toda em fibra de vidro, e seus parachoques eram integrados, ou ao olhar de muitos, inexistentes. Apresentado pela primeira vez em Setembro de 1963 em Watkins Glen, o Mustang II foi doado pela Ford em 1975, para um museu, e desde o então vem perdendo alguns detalhes originais importantes, como pode ver em comparação com as imagens oficiais da época, como volante que não é original, tampa de combustível, além dos logotipos laterais dos para-lamas e o do capô.

Em 1975, o conceito foi doado a um museu.

A combinação de cores logo seria muito famosa nos GT.

Um dos projetistas do modelo, descreve o Mustang II como artesanal, pois o carro é muito bonito por dentro mas não muito funcional, como os bancos traseiros, bons para sentar, porém não são tão grandes, assim como o painel central com comandos semelhantes de aeronaves, que é bem bonito, mas inapropriados para o Mustang final, de 1964, da mesma forma que o velocímetro horizontal do Mustang comercializado é impróprio para o conceito.

Comandos do tipo manche no painel central e marcadores redondos; o volante original foi trocado. 

Como toda a carroceria, na interna segue o mesmo padrão de combinação de cores.

Bancos bonitos e confortáveis, porém menores do que aparentam.

Por ser um conceito que ainda continua entre nós, o Mustang II merece uma atenção especial, até mesmo da própria montadora, para manter viva esse "pedaço" da história deste grande ícone do meio automobilistico, ainda mais sabendo que são vários os conceitos que não chegam nem na metade do que o Ford chegou até aqui, ficando apenas retratados em imagens, muitas as vezes esquecidas.

Devido as constantes feiras e eventos, detalhes como o letreiro FORD do capô foram perdidos,

Assim como os logotipos laterais dos para-lama dianteiros.

Na traseira, foi a tampa do combustível, que foi trocada por uma dos modelos em série.

Texto de Andre GeSSner
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário