quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Coleção Conceito - Mustang Mach III 1993.

     Depois de apresentarmos um Mustang Mach I 1972 a venda no Ebay, vou dar continuidade aos clássicos da Ford, apresentando o último Coleção Conceito do ano, o exclusivo Mach III de 1993, que acabou originando o modelo produzido em série poucos anos depois; confira!


Apresentado durante o Salão do Automóvel de Chicago, em 1993, o Mustang Mach III foi um dos grandes destaques do evento. Sua carroceria roadster de 2 lugares feita em fibra de carbono tinha um perfil baixo, seu motor era um V8 4.6 de 450 cavalos, o que fazia do Mustang um esportivo nato, capaz de ir do 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos. 

Esportivo Nato, o Mach III fazia o 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos.

As enormes rodas cromadas de 19 polegadas, eram na época um outro grande destaque do Mach III, já que a medida padrão era no máximo os aros de 17 polegadas. O conceito era fruto da reivindicação dos entusiastas que enviaram várias cartas protestando o anúncio da Ford, que cogitava o fim do Mustang para a chegada de um novo esportivo. 

Carroceria em fibra de carbono.

Sua transmissão era mecânica de seis velocidade, e o motor V8 ainda poderia rodar na gasolina ou no metanol; quem disse que éramos pioneiros nos bi-combustível?

O Mach III ousava nas linhas, e levava apenas duas pessoas.

O Mach III serviu de base para o modelo que seria produzido em série, dois anos depois, em 1995 e também fazia referência aos modelos antigos, os mais evidentes são as triplas lanternas traseiras, a grade dianteira, o volante e o formato do painel, como nos clássicos da década de 60.

   
A Ford ainda apresentou um modelo na bela cor verde.

Além do modelo vermelho apresentado no Salão, a Ford ainda teria produzido outro na cor verde, jamais levado ao público. Apesar de carregar o III em seu nome, este é o segundo Mustang Mach apresentado pela Ford, sendo que único Mach produzido em série, foi o I, com produção entre 1969 e 1974, por outro lado o Mach II nunca chegou ao público, nem mesmo no formado conceito. 


Acredita-se que o exemplar da cor verde, foi preservado junto ao acervo da montadora, já que o exemplar vermelho foi arrematado por 440 mil dólares, em um leilão em Junho de 2002.

Texto de Andre GeSSner
Fotos: Divulgação


Um comentário: