domingo, 8 de novembro de 2009

Recordando - Pontiac GTO The Judge 1969

Foi através da frase "Here Come The Judge" (Aí vem o Juiz), originária da música do cantor Pigmeat Markham de 1968, que originou tudo para que John Delorean, chefe da Pontiac no fim dos anos 60, apresentasse o novo conceito para o rival Road Runner da Plymouth. O nome escolhido substituía o anterior, ET - Elapsed Time. DeLorean chegou a cogitar a frase "Here Come The Judge" para divulgação do Pontiac, porém logo descartou, pois achou os US$ 250 mil pedidos para o uso da frase um abuso. Em 1968, 44.599 unidades do Road Runner foram vendidas, tendo os preços baixos como o ponto mais favorável. Por US$ 2.896, era possível ter muito mais desempenho por menos dinheiro.

Adesivos nas laterais...

...e no aerofólio.

Grade diferenciada dos outros modelos de 1968.

O conta-giros, localizado externamente no capô, era oferecido como opcional.

Na época, Jim Wangers, executivo da Pontiac, pensou em fazer o mesmo em algum modelo da marca, oferecendo um carro mais caro que o GTO básico. Visando tudo isso, decidiu-se trabalhar no próprio GTO, sendo assim, nascia o "The Judge", que nada mais era do que um GTO com um pacote de opcionais de US$ 332 a mais no preço total, sendo oferecido inicialmente por US$ 3.156 do Cupê e US$ 3.382 do Conversível. Por esse valor adicional do "The Judge", o comprador levava para casa um 440 V8 Ram Air III, faixas decorativas na pintura, capô com scoops, rodas Rally II sem os sobre aros, calçados com pneus G70x14, aerofólio traseiro e adesivos "The Judge".

Marcante, o The Judge trazia um aerofólio, para rivalizar os Plymouth.

Mais desempenho com o Ram Air.

O preço era ótimo, tendo em vista que só a opção de um motor Ram Air em 1969, custava US$ 343. A cor preferida era o "Red Carousel", e os modelos 69 estavam bem parecidos com o do ano anterior, quando já era oferecido parachoques na cor da carroceria, onde eram batizados de Endura. As novidades ficavam por conta dos quebra-ventos que sumiram, a nova grade dianteira e o parachoque traseiro modificado.


O 440 V8 ultrapassava os 350 cavalos, fazendo com que o Pontiac levasse apenas 6 segundos no 0-100 km/h.

Volante de três raios e acabamento requintado, além do emblema "The Judge" na tampa do porta-luvas.

Anúncios divulgavam o Pontiac na época....

...sempre destacando o diferencial para os demais modelos.

Naquele ano de 1969 foram produzidos apenas 6.725 unidades do The Judge, e a versão conversível foi ainda mais limitada, com apenas 108 unidades produzidas naquele ano. Hoje o GTO The Judge é um dos Muscle Cars mais desejados pelos entusiastas, podendo ultrapassar facilmente o valor de 50 mil dólares.

O mais raro The Judge de 1969, com apenas 108 unidades produzidas. 


Texto de Andre GeSSner
Fonte: Clássic Cars

Fotos de Divulgação

3 comentários: