domingo, 8 de novembro de 2009

ImpreSSões - 10 Grandes Muscle Cars de 1968.

   Motores grandes e potentes, visual e comportamento agressivo; assim são os Muscle Cars, que em 1968 reinavam as ruas norte-americanas, rodando tranquilamente, onde atingir uma média de 3 km/l era considerado excelente! Camaro, Challenger, Charger e Mustang, são apenas alguns dos modelos que faziam as cabeças dos jovens na época, e que com certeza fazem de muitos entusiastas até os dias atuais. Conhecidos aqui no Brasil, a maioria apenas por fotos e filmes, mostraremos hoje 10 modelos que duelavam nas ruas e estradas no ano de 1968, mostrando brevemente um pouco de suas histórias, então apertem os cintos e coloquem os capacetes para conhecer um pouco mais desses musculosos do passado.

Shelby GT 500-KR

Apresentado pela Ford, o Mustang era oferecido inicialmente com motor 427 V8 e apimentado pela Shelby, ganhando um 428 V8 Police Interceptor. O KR, King Of The Road, tinha 355 cavalos, que levava o modelo do 0-100 km/h em 6 segundos. Apenas 933 unidades deste foram fabricados.

Mustang 428 Cobra Jet

Ainda mais rápido que o KR, o Cobra Jet era preparado pela própria Ford, tinha 335 cavalos, apesar de que alguns ultrapassavam facilmente os 410 cavalos. Era oferecido com câmbio mecânico de quatro marchas ou automático de três velocidades. Em sua versão mecânica, os amortecedores traseiros eram reguláveis, e oferecia três opções de diferencial; o blocante Equa-Loc, e uma série denominada de Competition Handling Package, que trazia uma caixa de direção mais rápida, levando o modelo do 0-100 km/h em menos de 6 segundos, superando o irmão KR. Deste, foram fabricadas 2.258 unidades.

Pontiac GTO

No ano de 1968, a GM redesenhava e apresentava seus novos modelos, roubando toda atenção dos compradores, pouco se apostava nos Pontiac, porém toda essa atenção acabaria se desviando para o GTO, que estava bem chamativo e bonito. Inicialmente oferecido com motor standard 400 V8, que na versão HO com Ram Air, atingia os 360 cavalos, fazendo o modelo cravar o 0-100 km/h em 6,4 segundos. Ao todo, neste ano, foram fabricados 9.337 unidades do GTO.

Plymouth Road Runner

Combatendo direto com o GTO, estava o Plymouth Road Runner que para chamar compradores, trazia preços abaixos do concorrente Pontiac. Sonho de muitos jovens, os Muscle Cars eram caros, e foi neste detalhe que a Plymouth se encaixou, oferecendo um modelo que custava quase mil dólares a menos que o GTO. Seu motor 383 V8 de 335 cavalos era oferecido no standard, mas na versão mais forte, era o 426 V8 Hemi que dava as caras, apenas 1.012 deste foram fabricados. Mesmo oferecendo um Hemi, o modelo mais vendido foi o 383 V8 que alcançou naquele ano 28.400 unidades produzidas, e que levava o Road Runner do 0-100 km/k em 7,1 segundos.

Dodge Charger R/T

Com certeza o mais famoso Muscle Car, onde muitos entusiastas ficaram com os nervos saltados ao verem o modelo comer poeira de um Mustang 390 no filme Bullitt, mas na realidade a história era bem diferente. O R/T tinha um 440 V8 de 375 cavalos, com direito a quadrijet e freios Heavy-Duty, mas o que era bom melhoraria ainda mais com outro comando de válvulas e mais alguns ajustes, responsável por entregar 425 cavalos ao modelo, trazendo como opcional um câmbio automático Torque Flite, um conversor especial de torque além do câmbio mecânico com trambulador Hurst, que levava o Charger R/T do 0-100 km/h em apenas 5,3 segundos. Naquele ano foram produzidos 17.665 R/T.

Dodge Dart GTS

Com motor 440 V8 e a mesma carroceria dos nossos Dodge, o GTS era uma versão preparada pela Hurst-Campbell, de Michigan e vendidas pela Grand Spauliding Auto Sales, de Chicago. O modelo escolhido eram os 383, cujo curiosamente mantiveram os logotipos nas laterais. Para fazer o 0-100 km/h o GTS precisava apenas de 5 segundos, marca digna de um super esportivo atual. Sua produção foi bem limitada com apenas 48 unidades produzidas.

Oldsmobile Hurst

Com uma carroceria mais arredondada o Olds era oferecido com motor 400 V8 de 350 cavalos, que pulavam para 360 quando equipado com o Force Air, um Ram Air montado abaixo do para-choque dianteiro. O Olds/Hurst era oferecido somente na cor prata, Peruvian Silver, tinha a traseira preta e oferecia um 455 V8 Toronado de 390 cavalos com quadrijet, fazia o 0-100 km/h em baixos 5,4 segundos e teve uma produção limitada de apenas 451 unidades.

Camaro SS396

Concorrente direto do Mustang, o Camaro não era tão rápido quanto o Ford, mas nem menos interessante. Com poucas modificações ao modelo do ano anterior, a arma da GM para aquele ano eram os pacotes oferecidos nos SS. Por US$ 210 a mais no cupê, levava-se uma suspensão Heavy-Duty e motor 350 V8 de 285 cavalos, que por apenas US$ 52 poderia ser trocado por um 396 V8 de 325 cavalos, e ainda, por mais US$ 240 podia desfrutar de um potente 396 V8 L78 de 375 cavalos. Apesar dessas opções, algumas concessionárias apimentavam o Camaro, colocando o motor 428 V8 do Corvette, fazendo que o preço final do carro dobrasse, deixando o Camaro imbatível nas estradas. Foram produzidas 10.773 unidades do Camaro SS396 de 325 cavalos, que fazia o 0-100 km/h em 6,6 segundos.

Chevelle SS396

Com o mesmo motor 396 V8 do Camaro e suspensão Heavy Duty, o Chevelle tinha como versão básica os mesmos 325 cavalos do meio irmão, mas que pulavam para 350 cavalos na versão L34 e para 375 cavalos no L78. Neste, o carburador era um Holley quadrijet 800cfm, seu coletor de admissão era de alumínio, e seus tuchos mecânicos. O câmbio poderia ser o mecânico de três ou quatro marchas ou ainda um automático de três velocidades. O modelo fazia o 0-100 km/h em 6,5 segundos na sua versão Top. Teve um total de 62.785 unidades produzidas, em 1968.

AMC AMX

Menor que um Corvette, mas também um cupê esportivo de 2 lugares, o AMC AMX era disponível com três motorizações: 290 V8 de 225 cavalos, 343 V8 de 280 cavalos e o 390 V8 com 315 cavalos, que neste era alimentado por um quadrijet e era oferecido com quatro opções de diferencial. A versão 390 V8 fazia o 0-100 km/h em 6,6 segundos tendo 4.399 unidades produzidas naquele ano.


Texto: Andre GeSSner
Fonte: Clássic Cars
Fotos: Divulgação



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