quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ImpreSSões - Laranja Mecânica - Maverick V8 1975

  Desde pequeno Tierri Ezequiel Gabriel (25) é apaixonado por carros antigos, onde carrega as lembranças nitidamente, "lembro de meus 9 anos....eu via aqueles carros lindos na rua, que naquela época eram considerados beberrões...eu amava eles.....e dizia que um dia teria um daqueles..." conta o empresário. Antes mesmo de saber e entender o que era um V8, Tierri já era apaixonado pelo cupê da Ford, seu modelo preferido, o ronco dos 8 cilindros era sua grande paixão e com 16 anos já auxiliava em uma oficina mecânica, passando a entender sobre motores e alimentando mais ainda a paixão pelo Maverick. 


A paixão tornou-se em objetivo quando Tierri foi trabalhar em uma autopeças, que junto com seu primo buscava saber os dados sobre o motor, história e desempenho, comparando o "Mavecão", como ele o chama carinhosamente, com diversos carros modernos da época, sendo lá seu maior aprendizado sobre o que era um carro e todos seus componentes.


O Maverick era sonho de criança.

Depois de passar por vários outras empresas, o garoto sonhador tornou-se um micro-empresário, e a realização do seu sonho, só dependeria dele. Achar o Maverick não foi uma tarefa fácil, Tierri quase comprou um Maverick que viu na internet, mas o dinheiro não era suficiente.


O Maverick 1975 recebeu as faixas da versão GT do mesmo ano.

Tierri tentou, vendeu seu notebook, voltou a sua cidade natal (Chapecó/SC) para conseguir a grana emprestada mas sem sucesso. Movido pela empolgação refinanciou o carro do seu pai, mas o dono do Maverick já tinha vendido o carro, uma das piores decepções que enfrentará. Sem poder recuperar seu notebook e nem devolver o dinheiro ao banco, Tierri ainda desanimado, procurou o carro na internet, encontrando um exemplar em Jaraguá do Sul/SC, por R$ 10 mil, "...o carro estava ruim mas eu tinha a falsa ideia de que com os 10 mil restantes eu arrumaria todo o carro...", conta o empresário. O Maverick chegava bem no dia de seu 23º aniversário, desde o então, já foram muitos 10 mil em investimentos.

Desde a compra, foram muitos R$ 10 mil investidos.

O Mavecão 1975 ganhou rodas Foose Nitrous 18” na traseira e 17” nas dianteiras calçadas por pneus Dunlop 275/40 na traseira e 235/40 na frente. Os aros cromados, chamam atenção por onde passam, dando um visual ainda mais marcante ao Ford. Assim como as rodas, outro detalhe é a cor laranja, digno de um verdadeiro Muscle Car, que teve um trabalho impecável, é impossível não notar a qualidade da pintura, não existe nenhuma imperfeição na pintura e/ou funilaria feitas pela Quinze Martelinho de Ouro.

As rodas Foose cromadas de...

...17 polegadas na dianteira e 18 nas traseiras.

O acabamento interno não poderia ser diferente, é impecável, todo em couro preto, bancos foram feitos por Leônidas Brizola, referencia em Santa Catarina e detalhes em cromo, dando um luxo a mais ao modelo e lembrando o primo Mustang. Mostradores de pressão de óleo, temperatura, voltímetro e conta-giros fecham o conjunto interno, acompanhado do volante esportivo de três raios da Cougar, sem esquecer a manopla em formato da cobra Naja, marca registrada dos Shelby.


Acabamento interno em couro deixa o visual mais refinado.

Manopla do câmbio ao estilo Shelby e os quatro mostradores fecham a interna.

O motor 302 V8 beira os 300 cavalos, alimentado por uma Holley 650, que ainda conta com um comando Melling 280 x 290 fora outros detalhes, como coletor de admissão de Mustang e Ignição MSD. A estética ficou por conta do amigo Mauro Melo de Curitiba/PR, que deu um toque a mais ao Maverick, deixando o motor e cofre compatível com todo o carro. O ronco inconfundível do V8, fica por conta de duas saídas de cada lado, aliado ao 8x2. Cambio de 4 marchas e diferencial Dana curto, faz com que o carro empurre o motorista contra o banco nas arrancadas mais fortes. Parar quase 300 cavalos não é fácil, então o Maveco recebeu tratamento nos freios, nas melhores oficinas de Curitiba.


O 302 V8 beira os 300 cavalos e esbanja cuidados.

Muita coisa aconteceu nos dois anos de desenvolvimento do carro, e do Maverick que um dia caiu um pedaço da traseira ao passar em uma lombada, nada sobrou. Hoje o Maverick é o orgulho da família, e muito mais do feliz dono, que tem um imenso carinho pelo carro. Tierri, ainda tem uma Caravan, é um exemplo de pessoa, simples, atenciosa e apaixonado por veículos antigos. o Maverick chama a atenção por onde passa, seja pela sua pintura impecável, ou pelo ronco dos 8 cilindros.

Restaurado, o Maverick chama atenção por onde passa.


Ficha Técnica

* Motor: Ford 302 V8 5.0 - 295 cavalos.
* Cor: Laranja 750 em PU Envernizado
* Comando: Melling 280 x 290, sendo 204 x 214 com 112 de lobe.
* Tuchos: Hidráulicos.
* Tampas de válvulas: Fabricated
* Ignição: Eletrônica com Bobina integrada MSD.
* Motor de Arranque: Mini Starter.
* Coletor de Admissão: Mustang Quadrijet.
* Filtro de Ar: Edelbrock
* Cabos de Vela: 8mm Procomp
* Carburação: Quadrijet Holley 650 com Segundo Estágio a Vácuo.
* Câmbio: Clarck 4 Marchas
* Diferencial: Dana, Relação de Arrancada.
* Rodas: Foose Nitrous 18” tala 10 na traseira e 17” tala 8.5 nas dianteiras.
* Pneus: Dunlop 275/40 RZ18 na traseira e 235/40 RZ17 na frente.
* Volante: Cougar.
* Mostradores: Pressão de óleo, Temperatura, Voltímetro e Conta-giros.
* Freios: Cilindro duplo, disco nos dianteiros, tambor nos traseiros.
* Funilaria e Pintura: Quinze Martelinho de Ouro.
* Cromados: Cromagem Tarumã.
* Escapamento: Duplo em cada lateral, ponteiras Vanzin e Abafadores JK pequenos.
* Sistema de escape 8x2 * Suspensão: Levemente rebaixada pra maior estabilidade e efeito estético.
* Barra de tração.
* Radiador: Colmeia de 4 carreiras.
* Elétrica: 100% nova.
* Manopla: Naja.
* Interior: Preto e com os detalhes cromados.
* Cabos do Motor Escondidos.


Texto de Andre GeSSner
Fotos de Tierri

5 comentários:

  1. Parabéns, belo carro.
    Impecável.
    Ronnie
    Natal - RN

    ResponderExcluir
  2. Cara, sou de Jaraguá do Sul, possuo um Opala SS 1978 em fase final de restauração, e agora fiquei curioso, aonde estava esse Maverick? Sei de 3 GT's que rodam por aqui, um azul, um amarelo e um vermelho, mas esse eu nunca havia visto.

    ResponderExcluir
  3. parabéns lindo o maverick

    ResponderExcluir
  4. Ola alisson

    O maverick estava em uma garagem que hj foi fechada, comprei ele a 2 anos atraz em sua cidade e quando o comprei ele era branco, com rodas gauchas e bem derrubado... nada aver com o carro de hj, nao contando nem com as mesmas caracteristicas atuais...
    Aos demais obrigado pelo prestigio... realmente foram arduos anos arumando o carro, espero que todos gostem do mesmo, pois ele leva muita dedicaçao e amor...
    Ao amigo que fez a materia... parabens tb, grande escritor... e é com certeza um prazer enorme tb marcar um pouco da historia desse site com a minha... sucessao a todos e novamente valeu pelo prestigio...

    ResponderExcluir
  5. Tierri Parabéns velho. Você merece!

    ResponderExcluir