sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ImpreSSões - Camaro & Mustang 2010

Colocados lado a lado novamente pela revista Quatro Rodas, Camaro e Mustang se re-encontram depois de 40 anos de rivalidade.



Quem conhece um pouquinho sobre Camaro e Mustang, sabe que os dois são eternos rivais; quem assistiu o segundo filme dos Transformers, pode conferir um pouco disso no duelo mostrado nas perseguições. Lançado em 1964 o Mustang, é até hoje considerado um ícone dos Muscles Cars, seu rival nasceu três anos depois com a intenção de desbancar as vendas do Ford; e carrega uma legião de fãs, até hoje, que cresceu ainda mais com o aparecimento dele no filme. O Camaro logo caiu no gosto do consumidor, e depois de sete anos afastado das linhas de produção, volta para enfrentar (e ser enfrentado) o Mustang. O modelo reeditado pela Chevrolet chegou apostando no visual retro, inspirado em sua primeira versão, de 1967.


Camaro: Faixas decorativas, como nas gerações antigas.


Freios Brembo e rodas de alumínio no Camaro.

Mustang: Linhas e vincos suavizados na linha 2010.

Rodas com detalhes em preto fosco no Mustang.

Com um projeto mais recente, o Camaro vem levando a melhor em cima do rival, que por mais que tenha alguns detalhes novos em seu visual 2010, é o mesmo carro lançado em 2005, que originou a sexta geração do modelo. O mês de Julho fechou com o Camaro na frente em 427 unidades a mais que o Ford, que vendeu pouco mais de 6,5 mil exemplares. No Brasil, as importadoras afirmam que o Camaro é o preferido por aqui também, cujo saem por 330.000 reais na versão top de linha com motor V8. O Mustang tem sido oferecido na versão intermediária de 6 cilindros em V, que vem por 170 000 reais, segundo os preços apurados em Julho.


Saídas de escapamentos em cada lado no Camaro.


Novas lanternas no Mustang, e pisca seqüencial como nos modelos de 60.


Por se tratarem de grandes rivais, ambos sempre trouxeram as mesmas caracteristicas, mesmo nos modelos atuais, que tem um perfil bem parecido, de frente longa, traseira mais curta e cabine do tipo 2+2, fazendo dos bancos traseiros quase de enfeite. Diferente dos modelos da década de 60 e 70, eles oferecem uma suspensão mais equilibrada, porém no Camaro ela é mais firme e esportiva. O Mustang já é mais fiel aos Muscles, trazendo uma suspensão mais solta, devido a direção mais rápida. internamente, novamente, o Camaro traz mais luxo, mais espaço e melhores engates em seu câmbio manual para os 426 cavalos do V8, o Mustang por sua vez novamente é mais fiel ao seu conceito, sendo menor em seu espaço interno, e menor confortável, fazendo o motorista sentir mais as reações das puxadas.


Inspiração no modelos da década de 60 é nítida no Camaro.

O cavalo selvagem no Mustang; símbolo desde o seu lançamento em 1964.

O Camaro 2010 foi nitidamente inspirado nos modelos de sua primeira geração, tanto na carroceria, nos detalhes e nas partes internas, como a instrumentação redonda instaladas dentro de molduras quadradas, seguindo os modelos de 1969. No console, mostradores de pressão do óleo, temperatura do óleo, voltagem da bateria e temperatura do óleo da caixa, fecham o conjunto inspirado no seu antepassado.


No Camaro o painel tem vincos que invadem a lateral das portas.

Console central com quatro mostradores fecham o conjunto.


Mostradores redondos dentro de molduras quadradas, como nos clássicos Camaro de 1967.


A versão da Ford para o modelo 2010 do Mustang, já vem inspirado no modelo de criação, de 1964, fáceis de se notar, como nos faróis, capô,a carroceria fast-back, e a pequena janela lateral traseira. O modelo ganha internamente um estilo mais sóbrio, como os modelos da década de 60, e detalhes em alumínio, juntamente com plásticos de melhor qualidade, deixando o acabamento mais bem cuidado. Novas rodas, e agora as lanternas traseiras piscam em sequência, da mesma forma dos modelos dos anos 60.

Estilo mais sóbrio no Mustang, com detalhes em alumino, dando mais fidelidade ao projeto.

Numeros compridos e finos como os modelos de 60; a iluminação ainda tem a opção de 125 cores.

Novos faróis na linha 2010 para o Mustang.


Ambos são oferecidos em versões de motorização V6 e V8. No Camaro, é oferecido duas versões, o 3.6 V6 de 304 cavalos ou o 6.2 V8 de 426 cavalos, que em sua versão SS atinge os 100km/h em pouco mais de 4,6 segundos. O Mustang pode ser equipado com o 4.0 V6 de 213 cavalos, que leva o Ford aos 100km/h em 6 segundos ou o 4.6 V8 de 315 cavalos. No Camaro, é oferecido um sistema de monitoramento de consumo, com corte de alimentação para quatro cilindros, onde os oito não são necessários, fazendo com que tenha um consumo de 6,8km/l na cidade e 10,2km/l na versão SS, segundo a GM. No Ford, a montadora afirma que o modelo V6 consegue a média de 7,6km/l na cidade e 11km/l na estrada. Consumo de combustível com certeza é um dos poucos itens que a fabrica não faz questão de ser retrô.


No Camaro são 426 cavalos no V8.


Motor do Mustang gera 213 cavalos em sua versão V6.


Texto: Andre Gessner

Fotos: Marco de Bari

Um comentário: