quarta-feira, 17 de junho de 2009

Recordando - 36 Anos de Ford Maverick

 Era 1970 quando a Ford do Brasil planejava a retirar os veteranos Aero-Willys 2600 e Itamaraty de linha, e uma possível idéia de reestilização teria sido abandonada. Nessas alturas, a Ford tinha duas opções para um novo substituto: O alemão Taunus, e o norte-americano Maverick. Para não cometer um erro, a Ford criou bem no ínicio, algumas espécies de "clínicas" convidando um público para expor as opiões em um comparativo cedido pela montadora. Alguns problemas surgiram com a preferência das pessoas, já que escolheram o modelo alemão, sendo um deles que, o motor seis cilindros do Willys, não servia no Taunus.

O alemão Taunus, preferência na época.

 Com isso tudo a Ford passava a pensar em produzir um novo e mais moderno motor de 2.300cm³ de quatro cilindros, porém a idéia logo foi descartada pelo motivo da fábrica de Taubaté, SP, só poder íniciar a construção dos mesmos apartir de 1975, o que inviabilizava, pois isso seria um prazo de quase dois anos de lançamentos de modelos de outras marcas, como o Passat. Tendo tudo isso em vista, a Ford decidiu fabricar o Maverick, ainda mais que poderia aceitar vários componentes dos já existentes Willys.

Em Maio de 1973 a Ford apresentava oficialmente o Maverick.

 Sendo assim, o novo modelo da Ford vinha com o velho 2.600cm³ dos Willys melhorado, bem como o câmbio, que era herdado do Itamaraty, um quatro marchas na coluna. Ficava então responsável pelo melhor conjunto o Small Block 302V8, que era de série no GT e opcional nas demais versões. Esses motores eram fabricados em Michigan, mais precisamente em Dearborn, algumas unidades tinham os blocos fundidos no México, segundo a lenda, esses eram mais resistentes; como eram exportados pelo porto de Windsor, no Canadá, fez o surgimento de uma nova lenda: de que eram motores "canadenses".

O recém chegado já marcava seu espaço nas grandes publicações da época,

inicialmente na carroceria Cupê nas versões Super e Super Luxo e o GT.

As opções de motorização ficavam por conta do já conhecido seis cilindros 3.0 de 112 cavalos e do 4.9 V8 de 197 cavalos.

Na pista o Maverick também fazia sua parte.

As versões com motorização V8 podiam contar com o câmbio automático C-4 como opcional, o mesmo oferecido nos Mustangs, dessa forma, o Maverick foi lançado em Maio de 1973, tendo inicialmente a carroceria Cupê, e depois quatro portas. Oferecido inicialmente com três versões, sendo elas o Super, o Super Luxo e o GT, que levava pouco mais de 11 segundos para chegar aos 100km/h e atingir uma velocidade máxima de 190km/h, fazendo o Maverick competir lado a lado com os Dodges R/T e com os Opalas SS de 6 cilindros.

A versão GT era exclusivo do V8.

Logo estreava a versão sedan de quatro portas.

Sem esquecer do câmbio modelo C-4.

Nas pistas, o Maverick se saiu bem, e ainda em 1973 vencia a "25 horas de Interlagos", o "500km de Interlagos" e a "Mil Milhas Brasileiras" também de Interlagos. Com a crise do petróleo no ano seguinte, os modelos de grande motorização, deixaram de ter procura dos consumidores. Fora do gosto do mercado, o seis cilindros não foi bem recebido, e então a Ford só teve uma escolha: descontinua-lo do mercado, substituíndo por o modelo quatro cilindros, lançado em Maio do ano seguinte, em 1975. Com comando de válvulas no cabeçote e com o chamado "crossflow", que é admissão de um lado e escape de outro, o novo OHC 2.3 era bem melhor que o velho Willys 2.600.

Em 1975, entrava o motor de quatro cilindros no lugar do velho seis em linha.

Com a chegada do quatro cilindros, a versão GT não era mais exclusiva do V8, e também ganhava novas faixas decorativas e falsas entradas de ar no capô.

Maverick mais famoso, Berta-Hollywood.

No ano de 1977, surgiram os Mavericks chamados de segunda série, ou fase, com algumas mudanças nas lanternas, grade, frisos e calotas, e também uma nova versão chamada de LDO, freios e suspensão foram reprojetadas. Na versão esportiva, foi agregado a opção do motor de quatro cilindros, além de duas falsas entradas de ar no capô. Porém as atenções da Ford estavam todas voltadas para o projeto de reestilização do Corcel, que foi lançado em 1978, fazendo com que as vendas do Maverick fossem atrapalhadas.

Para 1977, o Maverick ganhava novas lanternas na traseira e nova grade na dianteira.

Surgiu então boatos e desenhos de um "Maverick II", com linhas mais focadas aos modelos europeus, com carroceria de desenho mais atual e vincos retos, semelhante ao substitudo Del Rey lançado poucos anos depois, tendo apenas diferenças no tamanho, pois utilizava a plataforma do Maverick Sedan. Nos Estados Unidos, o Maverick tinha sido descontinuado em 1977, e com a recessão que marcou o final do governo Figueiredo, devido a crise de petróleo e sálarios baixos, o Maverick acabou deixando de ser produzido por aqui também, em Abril de 1979, deixando espaço para o novo Ford construído sobre a plataforma do Corcel II.

Especulação do Maverick II, jamais lançado.

Durante seus seis anos, foram produzidos 108.106 exemplares de Maverick, sendo assim:


Fato Rapído:
Uma série especial chamada 5000R do Maverick foi feita pela Caltabiano Veículos, revendedor Ford da cidade de São Paulo (SP), e não pela fabrica. Tratava-se de um modelo personalizado, ligeiramente semelhante ao Divisão 3 da Equipe Hollywood/Caltabiano tendo, entretanto, vários equipamentos de luxo, tais como teto solar, vidros Ray-ban de acionamento elétrico, rodas de liga leve italianas BWA e volante esportivo, entre outros.

As principais diferenças entre Maverick super e o 5000R eram bem visíveis, considerando em itens como spoiller dianteiro, aerofólio traseiro-fabricado pela Puma- e a faixa que acompanhava toda a lateral, em cujo fim se encontrava o logotipo 5000R. A Caltabiano batizou o carro com o nome 5000R porque o numero correspondia á cilindrada do motor 302V8 (4.949cm3) e “R” por ser a primeira letra da palavra “recorde”, pois o Maverick Hollywood/Caltabiano D3, em 1974, havia batido todos os recordes de pista nas provas em que participou, dominando o campeonato em sua categoria.

Poucas fotos deste modelo, quem quiser colaborar com nosso arquivo, é só enviar para saga.esportiva@ymail.com


Texto de Andre GeSSner
Imagens: Arquivo, Auto Esporte, 4Rodas e Garagem do Bellote.


6 comentários:

  1. Lobo:

    Curiosamente, o Maverick era considerado um carro medíocre nos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Não diria medíocre, mas mais popular, tanto que lá vendeu grande quantidade.

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores posts de MAverick que já vi!

    ResponderExcluir
  4. Tão medíocre que vendeu mais que o primo rico mustang no seu primeiro ano de lançamento....kkk!

    ResponderExcluir
  5. Sem esquecer que o Mustang era mais caro...logo, vende menos...

    ResponderExcluir
  6. ETA CARRINHO SEM GRAÇA. A MATRIZ AMERICANA SÓ DEIXOU FABRICAR AQUI OS CARROS QUE MENOS INTERESSAVAM AO CONSUMIDOR AMERICANO - DART, GALAXIE SÓ 4 PORTAS, MAVERICK - SÓ FALTOU PARA COMPLETAR ESSA LISTA DE CARROS AMERICANOS DESINTERESSANTES O CHEVROLET NOVA E O FORD COMET.

    ResponderExcluir