Apenas pouco mais de 4 mil destes foram produzidos.
Antes de pertencer ao atual dono, o Pontiac era visto circulando pelas ruas de São Francisco, sempre com um senhor de 90 anos dirigindo, e curiosamente, a luz do freio sempre estava acesa, pois o velhinho tinha o costume de andar com o pé em cima do pedal. Em 1997 o GTO trocou de dono e logo em 2004 novamente, onde pertenceu ao seu amigo Frank Tobin, e até que finalmente foi parar nas mãos de Paul, pouco tempo depois.
As longas lanternas estreitas são o charme do modelo.
Apesar do alto nível de conservação, o carro teve que passar por uma restauração completa, do mais alto nível para chegar em um patamar 0 km/h. O GTO HO originalmente não era oferecido com o tacômetro no capô, porém Paul encontrou um capô intacto, do mesmo ano do seu e por um ótimo preço, não teve escolha, aquela era a hora!
O GTO acabou ganhando um tacômetro no capô.
Esse Pontiac das fotos conseguiu um incrível feito ao ganhar, em 2008, um Prêmio de Ouro no concurso GTO Nacional, conquistando 385 de 400 pontos possíveis, e acreditem, o carro foi totalmente restaurado dentro da garagem do antigo proprietário, amigo de Paul. O motor 455 H.O. também foi restaurado, tentando manter o mais original possível, onde até mesmo os pistões sofreram restauração.
O 455 V8 rende 360 cavalos e foi inteiramente restaurado.
Internamente o Pontiac manteve 90% dos padrões e conservação, como espuma dos bancos e carpete, precisando apenas de uma reforma mais básica, como tapetes e uma boa limpeza. Ainda na cabine, o GTO precisou apenas ganhar uma restauração completa em seu rádio AM/FM 'RedEye'.
O raro interior monocromático parece intacto apesar dos já passados 40 anos.
A restauração foi concluída em 2006, ano em que o carro passou a ser de Paul, e o pico do reconhecimento foi se consagrando vencedor do concurso, onde até mesmo os restauradores mais requisitados do país foram admirar de perto o trabalho realizado dentro de uma garagem de casa.
De parafuso em parafuso o GTO foi totalmente restaurado dentro de uma garagem!
Além do concurso de 2008, o GTO leva na bagagem mais três prêmios nacionais consecutivos no Top Car Show, além de vários outros concursos regionais onde se consagrou o primeiro colocado onde participou. Apesar de ser um carro que mereça uma garagem, Paul diz que não tem medo de rodar com o GTO em longas viagens, cujo ainda cita que no último verão rodou mais de 1.500 km, e segundo ele com o A/C ligado o tempo todo.
Apesar de um 'quarentão', o GTO esbanja saúde em longas viagens.
Não se sabe quantos GTO 455 H.O. ainda rodam hoje, mas do ponto de vista que foram produzidos pouco mais de 4 mil unidades, podemos afirmar que não são muitos que conseguiram sobreviver tão bem quanto o modelo das fotos, infelizmente!Texto de Andre GeSSner
Fotos: Pontiac HP
Nenhum comentário:
Postar um comentário