sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Recordando - GMC Syclone 1991

   Quase seis anos após ter postado a Silverado SS Concept, volto com outra picape; desta vez uma produzida em série, cujo tinha como seu maior triunfo a motorização e a performance nas pistas, que era capaz de deixar muitos super esportivos com inveja; com vocês, a GMC Syclone de 1991, acompanhe.
  

Produzida apenas no ano de 1991, a GMC Syclone utilizava a base da pacata GMC Sonoma, que acabou ganhando um upgrade desenvolvida pela Production Automotive Service de Troy, em Michigan. vinha equipada pelo nosso conhecido LB4 4.3 V6, que anos mais tarde equiparia a linha S-10 aqui no Brasil, e claro, com algumas melhorias tecnológicas.

O visual agressivo faz jus a imagem da picape, que esbanja alta performance.

Comercial que promoveu seu lançamento, em 1991.

Mas não era só isso, o motor ganhou um turbocompressor Mitsubishi TD06-17C, trabalhando com 0,97 bar de pressão, sem esquecer dos novos pistões hipereutéticos que baixaram consideravelmente a taxa de compressão em relação ao 4.3 convencional. Além disso, a Syclone trazia juntas do cabeçote reforçadas e bronzinas dos mancais em ferro fundido nodular. Já a injeção Rochester multiponto recebeu melhorias, juntamente com todo o conjunto de escapamento e admissão, onde adicionou um novo corpo de borboleta, originário do saudoso V8 L98 5,7l que equipava o Corvette. Toda essa receita conseguiu gerar excelentes 284 cavalos de potência e 48,4 kgfm de torque.

Com todas as melhorias, o 4.3 V6 turbo-alimentado, rendia mais de 280 cavalos de potência.

Potência sobrava na Syclone, que pesando menos de 1.600 kg, fazia bom proveito dos 6 kg/cv de sua relação peso/potência, que aliado ao câmbio automático de quatro velocidades, era responsável por levar a picape do 0-100 km em apenas 4,3 segundos, isso tudo no inicio da década de 90!

Acabamento interno trazia detalhes em vermelho.

O câmbio era um automático de 4 velocidades.

Para mostrar sua capacidade, a revista Car and Driver, em sua edição de Setembro de 1991, colocou a Syclone lado a lado com uma Ferrari 348 TS. O resultado surpreendeu, a picape era mais de 1 segundo mais rápida do que o esportivo italiano para fazer o 0-100 km/h, como se não bastasse, a Syclone ainda levou a melhor no 1/4, fazendo o percurso em 14,1 segundos, contra 14,5 da Ferrari. Mas não era só nas retas que a Syclone se destacava, já que a tração integral garantia ótima performance esportiva nas curvas, sem esquecer dos freios ABS nas quatro rodas.

A Syclone gastava apenas 4,3 segundos para ir do 0-100 km/h, superando a marca de 5,4 segundos da Ferrari 348 TS. 

Freios a disco nas quatro rodas com ABS era outra novidade em uma picape.

Foram produzidas 2.985 unidades da GMC Syclone naquele ano de 1991, todas na cor preta. Além destas, foram produzidas mais 10 unidades exclusivas, chamadas Syclone Marlboro, feitas especialmente para premiar os vencedores de um concurso realizado pela Marlboro Racing em 1992. As 10 unidades tinham pintura vermelha, teto do tipo targa, acabamento exclusivo e uma suspensão pouco mais baixa.

Apenas 10 unidades da Syclone Marboro foram fabricadas.

Destaque para o teto do tipo Targa...

...a exclusiva pintura vermelha, com detalhes em branco...

...e a interna toda em couro, com volante esportivo de 4 raios e cintos de competição.


Texto de Andre GeSSner
Imagens: Internet, Car and Driver.

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