Em 1967, um grupo de revendedores de Nova York, tentou convencer a Pontiac de fabricar uma picape esportiva, já que a demanda na categoria estava crescendo. Conhecidas como Sport Truck, as famosas Chevrolet El Camino e Ford Ranchero lideravam o mercado, e se a Pontiac acatasse a ideia, seria mais um sucesso de vendas.
Mesmo com a demanda da categoria em crescimento, a Pontiac não se interessou na construção do projeto, decisão que foi suficiente para um dos revendedores construir seu próprio Sport Truck, para isso ele precisou adquirir um Chevrolet El Camino e um Pontiac LeMans 4 portas, ambos de 1968 novos sem uso. Com a ideia de um modelo já formada, foi necessário apenas transformar dois carros em um, adaptando o conjunto frontal do Pontiac na El Camino.
O resultado final foi surpreendente, o modelo sequer parecia ser uma adaptação, e sim um produto que realmente tinha saído das linhas de produção da GMC, tamanha qualidade. Mesmo assim, o LeMans Sport Truck não convenceu a Pontiac, que continuou aquele fim de década sem um modelo disputando na categoria. Alguns boatos dizem que o protótipo apresentado pelo revendedor, foi um dos motivos e inspiração para a GMC apresentar a Sprint em 1971, uma Sport Truck irmã gemea da El Camino, ou seja, era uma picape a mais no mercado, usava a mesma carroceria da El Camino e gerando lucro para a mesma montadora.
Olhando de frente, é apenas um Pontiac LeMans convencional.
Os emblemas foram cuidadosamente posicionados, deixando um ótimo acabamento final.
O LeMans Sport Truck trazia um 350 V8 de 5,7 litros em baixo do capô, que trabalhava em conjunto com um câmbio automático de quatro velocidades. Internamente o modelo trazia todo acabamento em couro preto, originário do LeMans, com o clássico banco inteiriço e volante esportivo de três raios.
O motor GM 350 V8 produzia 265 cavalos de potência nesta configuração.
Internamente manteve-se o conjunto do Pontiac, com abamento em couro, banco inteiriço e volante esportivo de três raios.
Muitos anos após sua construção, o Pontiac voltou com destaque nos sites norte-americano, quando seu atual proprietário anunciou a venda do Sport Truck por quase 70 mil dólares. Segundo o vendedor, o LeMans passou seus últimos anos, pertencendo ao concessionário Pontiac, mantendo todas as características originais, aguçando mais ainda o interesse dos colecionadores, até mesmo por seus 54 mil quilômetros originais, apontados no hodômetro.
O LeMans permanece intacto, mesmo após mais de 45 anos.
Texto de Andre GeSSner
Imagens: Hemmings.com
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