Boa parte de quem está lendo este post não vivenciou a grande era e a briga dos Muscle Cars a mais de 45 anos atrás, nem mesmo eu, que escrevo esta matéria. De certa forma, 2015 poderá ser o ano que três ícones do passado estarão oficialmente buscando um espaço no mercado brasileiro, confira!
Pontiac GTO, precursor da saga Muscle Cars.
No fim da década de 60 as ruas norte-americanas estavam tomadas pelos Muscle Cars, a maioria das montadoras queriam entrar na briga, então algumas delas deixaram de lado o foco exclusivo em produzir modelos luxuosos e pacatos para trazer modelos incrivelmente fortes e potentes, caso da Buick e Oldsmobile.
Nem mesmo a Buick queria ficar de fora. Aqui o GSX de 1970.
Os modelos Mopar eram supremacia quando o assunto era desempenho e visual agressivo, especialmente para os irmãos Challenger e Charger. Na disputa de um espaço no mercado, Camaro e Mustang sempre se enfrentaram de igual pra igual, briga que por sinal ainda existe com os modelos atuais, como veremos nesta matéria.
Os temíveis Challenger e Charger R/T.
Depois da Ford anunciar que venderá o Mustang oficialmente no Brasil em 2015, é a vez da Chrysler dar a boa notícia anunciando não só o Challenger, mas o sedã esportivo Charger também. O palco oficial desse encontro será o Salão do Automóvel de São Paulo, em Outubro deste ano, onde o Camaro ficará frente a frente com seus rivais, sendo a primeira que os três cupês vão disputar seus espaços em solo brasileiro.
O Challenger chega para enfrentar Camaro e Mustang em 2015.
O modelo deverá receber algumas mudanças que serão apresentadas ainda este ano.
Comercializado oficialmente por aqui desde 2010, o Camaro passará a brigar diretamente com os rivais, e a disputa promete ser boa, muito boa! O Chevrolet ataca com seu 6.2 V8 de 405 cavalos e 56,7 kgfm, aliado ao câmbio GR6 automático de seis velocidades sequenciais com opção de troca manual através de hastes atrás do volante.
Camaro ganhará reformulações para 2015.
Para o Mustang, a Ford trará o 5.0 V8 de 430 cavalos injeção direta e comando variável, rendendo 60 kgfm de torque. O câmbio é o Getrag mecânico de seis velocidades ou o SelectShift automático com as mesmas seis velocidades, e assim como no Camaro, com hastes atrás do volante.
O Mustang é o único 100% pronto para a disputa ano que vem.
Por outro lado a Dodge quer retomar a supremacia conquistada nos anos 60, então o Challenger vem forte para a briga, prometendo mostrar a força do STR8 com seu poderoso Hemi V8 6.4 de 475 cavalos e 65 kgfm de torque.
Querendo retomar seu posto, o Challenger atacará com seu Hemi de 470 cavalos.
Quem não pode vivenciar os grandes confrontos dos Muscle Cars do passado, terá a oportunidade de conferir de perto o duelo que já abalou muitos jovens ao longo das décadas. Agora é escolher o seu favorito e ficar na torcida.
Décadas de duelo, agora no Brasil.
Texto de Andre GeSSner
Imagens de Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário