Nossas duas últimas postagens foram sobre veículos de edições especiais, e já que estamos "no embalo", hoje irei mostrar e falar brevemente sobre um ícone desenvolvido direto da montadora, para as pistas de arrancada; estamos falando da edição limitada de 2014 do Camaro COPO, apresentada durante o último SEMA.
A versão será limitada em 69 unidades, como em 2013, e seguem todo o regulamento da NHRA para participar das competições em duas categorias. Para os felizardos proprietários, recomenda-se que o carro ande apenas nas pistas de arrancada, pois não tem permissão para uso em vias urbanas.
O COPO possui estrutura interna de proteção em capotamento, a famosa gaiola, além dos bancos do tipo concha, e suspensão traseira de eixo rígido ao invés do conjunto independente do Camaro convencional. O modelo ainda trás sistema de freios e pneus próprios para a pista, além do ressalto no capô para abrigar o propulsor, o que já é marca registrada da versão.
Serão quatro opções de motorização, o 327 V8 5.3 equipado com dois compressores, o 350 V8 5.7 com aspiração normal, o 396 V8 6.8 e o enorme 427 V8 7.0.
A sigla COPO vem de Central Office Production Order, ou Ordem de Produção do Escritório Central, em Português. No início dos anos 60 os modelos cujo apresentavam quaisquer alteração solicitados pelos concessionários á General Motors, recebiam este nome, desde veículos adaptados aos taxistas até viaturas policiais. Apenas em 1969 a variação COPO tornou-se exclusiva dos modelos que saiam da fabrica pronto para as pistas.
Texto de Andre GeSSner
Imagens de Divulgação
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