quinta-feira, 21 de junho de 2012

ImpreSSões - Pontiac Trans-Am Edição de Aniversário.

  O Pontiac Firebird surgiu alguns meses após o Camaro, em 1967, com o mesmo objetivo de brigar com o Ford Mustang. O Pontiac compartilhava inúmeras peças com o primo Camaro, apesar disso, era mais sofisticado e potente, mas também era mais caro.

O pássaro no capô é marca registrada do Firebird.

A versão Trans-Am do Firebird chegava em 1969, com um V8 Raim Air 400 de 366 cavalos, que deixava o Muscle ainda mais competitivo e desejado pelos jovens da época, que alias, quem nunca assistiu aqueles filmes do inicio dos anos 80 em que o bonitão ou o bad boy sempre andava com um desses? Bem, o Pontiac desta matéria é uma edição especial de 10 anos do Trans-Am, com teto do tipo Targa, pintura dois tons na parte superior e discretos filetes em vermelho e preto. Além de já ser uma edição especial, o Pontiac das fotos é uma das 60 unidades limitadas que ganharam pintura comemorativa de Pace Car oficial das 500 milhas de Daytona, as provas de Nascar naquele ano.

O Trans-Am da matéria é uma edição especial dupla!

Os discretos filetes contornam as belas linhas do Pontiac.

Internamente, o Trans-Am era mais completo, vinha com sete mostradores, painel com detalhe em alumínio, bancos e forrações em couro cinza, e sem esquecer do belo volante esportivo de três raios. Apesar da transmissão automática de três velocidades, o Trans-Am respondia bem quando se exigia mais performance em arrancadas mais fortes. Visando um maior aproveito nas pistas, o Pontiac também ganhou melhorias no conjunto da suspensão e freios.

Para esta edição especial limitada, o painel tem como destaque os sete mostradores.

Como era final dos anos 70, a preocupação com a economia de combustível era enorme, os famosos V8 que no inicio da década ultrapassavam os 300 cavalos, agora tinham que se adaptar ao momento e com o Trans-Am não foi diferente. Equipado com um 403 V8 6.6, alimentado por injeção eletrônica, o motor rendia os 185 cavalos, muito abaixo do seu potencial. Com tudo isso, o Trans-Am fazia o 0-100km/h em 10,5 segundos chegando facilmente nos 190 km/h, números baixos quando lembramos que ostenta um V8.

Em época de crise, o V8 403 6.6 rendia apenas 185 cavalos.

Texto de Andre GeSSner
Imagens de Arquivo

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