quinta-feira, 31 de maio de 2012

ImpreSSões - Mustang FR500 1999

Era quase final do ano 2000 quando a Ford apresentava seu novo Mustang, o FR500 desenvolvido pela McLaren. Seus 415 cavalos ficaram responsáveis por dar o título do mais potente Mustang já produzido até o então.

Em 2000, o FR500 ganhava o título de Mustang mais potente já produzido.

O FR500 chegava naquele inicio de década com a missão de resgatar a fama de musculoso de desempenho, perdido ao longo dos anos 80 e 90. Para chegar ao objetivo, foram cerca de dez meses trabalhando no projeto, onde foram cerca de 100 modificações em todo o conjunto mecânico do modelo, além da carroceria e interior. O nome vem de Ford Racing, e o 500 vem do 5.0.

Ao todo foram cerca de 100 modificações para chegar no modelo produzido.

O motor é basicamente o mesmo V8 4.6 de 320 cavalos do Mustang Cobra, apenas foi redimensionado e ganhou novos componentes levando aos 5.0 de 415cavalos e 50,7kgfm de torque, números suficientes para fazer digno do Mustang recuperar a fama conquistada nos anos 60 e 70.

O V8 pulou de 4.6 para 5.0 e passou a render 415 cavalos.

Para melhor performance em pista o Mustang ganhou vasta melhoria no conjunto de suspensão e freios, uma delas foi o deslocamento para frente em 12 centímetros das rodas dianteiras em relação ao Mustang convencional, e graças a essas melhorias o FR500 parecia grudar no chão quando exigido alta performance.

Internamente novos bancos, volante e mostradores com fundo branco.

Com tudo isso, o Mustang fazia facilmente o 0-100km/h em menos de 5 segundos, podendo ultrapassar os 280 km/h. O valor aproximado na época era de 54.000 dólares, e rumores apontam apenas três unidades produzidas, sendo branca, prata e uma preta.

 Rumores apontam apenas três unidades. A preta esteve nas páginas da revista Quatro Rodas naquele ano de 2000.


Texto de Andre GeSSner
Imagens do Arquivo e 4Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário