Era quase final do ano 2000 quando a Ford apresentava seu novo Mustang, o FR500 desenvolvido pela McLaren. Seus 415 cavalos ficaram responsáveis por dar o título do mais potente Mustang já produzido até o então.
Em 2000, o FR500 ganhava o título de Mustang mais potente já produzido.
O FR500 chegava naquele inicio de década com a missão de resgatar a fama de musculoso de desempenho, perdido ao longo dos anos 80 e 90. Para chegar ao objetivo, foram cerca de dez meses trabalhando no projeto, onde foram cerca de 100 modificações em todo o conjunto mecânico do modelo, além da carroceria e interior. O nome vem de Ford Racing, e o 500 vem do 5.0.
Ao todo foram cerca de 100 modificações para chegar no modelo produzido.
O motor é basicamente o mesmo V8 4.6 de 320 cavalos do Mustang Cobra, apenas foi redimensionado e ganhou novos componentes levando aos 5.0 de 415cavalos e 50,7kgfm de torque, números suficientes para fazer digno do Mustang recuperar a fama conquistada nos anos 60 e 70.
O V8 pulou de 4.6 para 5.0 e passou a render 415 cavalos.
Para melhor performance em pista o Mustang ganhou vasta melhoria no conjunto de suspensão e freios, uma delas foi o deslocamento para frente em 12 centímetros das rodas dianteiras em relação ao Mustang convencional, e graças a essas melhorias o FR500 parecia grudar no chão quando exigido alta performance.
Internamente novos bancos, volante e mostradores com fundo branco.
Com tudo isso, o Mustang fazia facilmente o 0-100km/h em menos de 5 segundos, podendo ultrapassar os 280 km/h. O valor aproximado na época era de 54.000 dólares, e rumores apontam apenas três unidades produzidas, sendo branca, prata e uma preta.
Rumores apontam apenas três unidades. A preta esteve nas páginas da revista Quatro Rodas naquele ano de 2000.
Texto de Andre GeSSner
Imagens do Arquivo e 4Rodas
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