quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

NewSS - Dodge Dart 2013

De uns anos para cá, as grandes montadoras buscam o sucesso nos modelos passados para servir de inspiração para os novos modelos. Acontece o tempo todo, o que ainda pode ser resolvido se o modelo já tenha saído de linha, é ressuscitá-lo.


E é com essa ideia de ressurreição que a Chrysler anunciou no inicio de Dezembro passado que mais um dos seus bólidos retornará em 2012, o conhecido Dart!

Se reparar bem, a frente tenta lembrar os modelos passados.

Com as fotos divulgadas do modelo, podemos observar que sua tendência será diferente do Camaro, Challenger e Mustang, pois o Dart vai seguir a mesma ideia do irmão Charger, apenas um modelo inspirado no nome, e não uma versão review atualizada.


Mais compacto que o irmão Charger, mas também com versão R/T.

O Dart vem como modelo 2013, e será apresentado ao mundo no próximo dia 9, no Salão de Detroit, e este será o primeiro Chrysler baseado nas estruturas Fiat, o que acaba prejudicando a visão dos amantes do Mopar Dart que o mundo conheceu nos anos 60 e 70, mesmo que o novo modelo seja um belo automóvel.

Várias conjecturas podem ser vistas pela internet, uma delas é esta, que supera a versão atual, sem dúvidas!

 
Na traseira, lanternas de LED, como no Charger.

Visual do Dart me agradou bastante, até porque tem muita inspiração no irmão Charger, mas ainda fica devendo algo, creio que o nome cria uma expectativa de ver aquele ar do sedan compacto dos anos 60 (sim, o Dart era considerado sedan compacto nos EUA em comparação ao Challenger).


A frente é o que mais lembra o Charger.

Em uma análise geral o Dart tem tudo pra ser um sucesso que retornou do passado certo? Quase tudo! Bem, eu digo quase, pois quando descobri as opções de motorização eu confesso ter ficado chateado. Serão três opções de motores, sendo Tigershark 2.0 de 16 válvulas, o Turbo MultiAir Intercooled Turbo 1.4 de 16 válvulas e o novo Tigershark MultiAir 2.4 16 válvulas de quatro cilindros! Nessas horas você deve estar se perguntando, cadê o Hemi? Pois é, que mancada da Chrysler criar um Dart R/T com motor 4 cilindros, coisas da Fiat, só podia ser né?!

 
O painel tem visual limpo e muito agradável.

O mesmo acontece com os instrumentos de belíssimos detalhes.



Texto de Andre GeSSner
Imagens: Divulgação

2 comentários:

  1. Dart sem V8 na minha opinião não é Dart!
    Se ao menos tivesse algo parecido com o Slant six que eram os motores menos potentes que saíram em alguns Mopars americanos seriam mais atraentes, mas nem isso!
    Espero que até o lançamento ajustem o visual e a motorização conforme o que era e o que fez nós gostarmos desse carro com linhas espartanas!

    ResponderExcluir
  2. O pior é que rumores dizem que ele virá ao Brasil como novo Línea!

    ResponderExcluir