sábado, 28 de janeiro de 2012

Fast Post - Official Pace Car Indy 500

Já são mais de 100 anos que o mês de Maio é marcado pela tradicional prova internacional de 500 Milhas de Indianópolis, e nesses longos anos, vários exemplares de modelos em linha receberam um trato especial para servir de Pace Car, consequentemente, acabaram marcando sua presença histórica com honra, e você confere aqui alguns desses incríveis exemplares que encaixam com nossa página, a partir da década de 60.


1960 - Oldsmobile 98, seu 394 V8 rendia 315 Cavalos.


1961 - Desta vez um Thunderbird, seu 390 V8 rendia 300 cavalos.


1963 - O Chrysler 300 C também deixava sua marca com seu grande 413 V8 de 360 Cavalos. Sua fama de raro não é por menos, foram produzidos 1.861 unidades dele.

1964 - O Mustang lançado naquele ano já se tornaria o Pace Car, seu 289 V8 rendia 271 Cavalos.

1965 - A estréia da Plymouth acontecia na 54ª edição da Indy 500, com um Fury 383 V8 de 270 Cavalos.

1966 - Era a vez do Mercury Comet Cyclone GT com seu Ford 390 V8 que aqui rendia 335 Cavalos. Foram produzidos apenas 2.158 unidades.

1967 - Nesta edição estreava o Camaro SS, juntamente com o mercado, além disso, 100 unidades réplicas desta versão foram fabricadas. Seu 396 V8 rendia 375 Cavalos.


1968 - A Ford novamente marcava presença, neste ano com o Torino GT 427 V8 de 390 Cavalos.


1969 - O Camaro SS retornava neste ano, e desta vez 3.675 unidades réplicas da versão foram produzidas, o motor era o mesmo 396 V8 de 375 Cavalos.


1970 - Depois de 10 anos a Oldsmobile estava lá novamente, desta vez com seu 442 455 V8 de 365 Cavalos.

1971 - O Dodge Challenger também marcou presença, foram apenas 51 unidades de 2.165 produzidas. Seu  383 V8 rendia 300 Cavalos.

1972 - Vez do Hurst-Olds Cutlass, apenas 130 produzidos. 455 V8 rendia 300 Cavalos.

1974 - Novamente o Hurst-Olds Cutlass marcava sua presença, deste foram produzidas 380 unidades, seu motor era o mesmo 455 V8 que aqui rendia 230 Cavalos.

1975 - Buick Century Custom, apenas 40 unidades produzidas, seu 350 V8 rendia 325 Cavalos.

1977 - Vez do Oldsmobile Delta 88, que com modificações em seu 403 V8 ultrapassava os 325 Cavalos.

1979 - O Mustang retornava, agora com o 302 V8 que recebeu algumas modificações chegando aos 280 Cavalos. Foram produzidos 11 mil exemplares deste.

1980 - A volta do Pontiac, agora um Trans Am 300 V8 Turbo de 210 cavalos.

1981 - O Buick Regal recebeu modificações, tanto em seu V6, para chegar aos 281 cavalos, quanto na carroceria.

1982 - O Camaro retornava 13 anos depois de sua última aparição, desta vez um Z28, que recebeu modificações em seu 350 V8 para chegar aos 250 cavalos. Foram produzidas 6 mil unidades comemorativas deste.

1989 - Novamente o Pontiac Trans Am, aqui na versão V6 Turbo de 250 cavalos. Foram produzidas 1500 unidades edição especial.

1993 - Outra vez o Camaro Z28, aqui o 5.7 V8 de 275 cavalos. Também era lançado a quarta geração do Camaro.

1994 - O Mustang retornava neste ano, de cara nova e com o 5.0 V8 de 235 cavalos.

2009 - O New Camaro estreava na Indy neste ano, já com o conhecido 6.2 V8 de 426 cavalos. 


2010 - Novamente o Camaro marcando presença para este ano.


2011 - Séria comemorativa dos 100 anos de Indy 500 tem o Camaro como 'garoto propaganda'. Foram produzidas 500 unidades comemorativas deste.


Texto de Andre GeSSner
Imagens: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário