quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Coleção Conceito - American Motors Cavalier 1966

    O ano de 1966 era marcado na American Motors com uma grande quantidade de veículos do tipo conceito, todos os modelos faziam parte de um projeto chamado  'Projeto IV'. Esse projeto consistia em apresentar uma nova linha de modelos para aquele ano de 1966.

O Cavalier, parte do Projeto IV da AMC em 1966

Boa parte dos conceitos traziam linhas ousadas, desenhos com cortes mais retos, e de visual mais limpo, sem muitos vincos.

Linhas limpas e assimetria nas linhas.

Um dos modelos apresentados do projeto era o Cavalier, que curiosamente era um veículo com peças assimétricas, ou seja, para-lamas dianteiros eram iguais aos traseiros, respeitando os lados, assim como seus painéis opostos, além das portas, para-choques, capô e tampa do porta-malas que apenas se diferenciavam no comprimento. O mesmo servia para reaproveitamento de algumas partes em outros modelos da marca, gerando uma boa economia geral.

Apesar do nome, o Cavalier da AMC não tem ligação com o modelo da Chevrolet.

O Mais interessante para nós, é a semelhança do protótipo com nosso Opala do inicio da década de 70, onde podemos ver nitidamente a dianteira dos modelos 69-72.

Na parte frontal, podemos ver um Opala.

O modelo, com tendências mais exóticas nunca chegou as linhas de produção, mas deixou seu registro no mundo automotivo, e ganhou seu espaço garantido aqui em nossas páginas.

Texto de Andre GeSSner
Imagens: Arquivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário