quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fast Post - Entenda Pony e Muscle Car!

    Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o termo Pony Car, é bem mais recente que os próprios veículos nomeados na "categoria". Para se ter ideia, nem mesmo até o final dos anos 70 o termo teria sido usado, na verdade existiu alguns termos para esses carros, eles eram chamados de "Super Cars", principalmente na década de 60, quando surgiram os primeiros modelos.

Charger R/T 1969, Super Car!

O criador do termo "Pony Cars" foi um jornalista, mais precisamente, Dennis Shattucko, Editor da Car Life, publicação norte-americana. O termo se propagou tanto, que os mais amantes dos modelos passaram por apontar quem é quem, e isso dura até os dias de hoje, inclusive no Brasil!

Pontiac GTO 1964: O pai dos Muscle Cars.

Voltaremos lá no inicio então...

Os Muscle Cars na época, nada mais eram do que modelos intermediários no tamanho, tendo como ponto forte o desempenho, sempre impulsionados por um motor V8 de grande porte, sem esquecer o preço acessível. A ideia, basicamente surgiu do John De Lorean, que inseriu um motor digno de um esportivo em um modelo familiar. Se analisarmos, grande parte desses Muscles, vieram de modelos de luxo, com tendências mais clássicas e motores mais mansos. Ao nível brasil, seria como se tivéssemos um Galaxie GT de 460 cavalos original de fábrica, ou seja, o Muscle Car seria o Galaxie GT e não toda a linha Galaxie, da mesma forma que acontece com alguns norte-americanos, como: Buick GS, Chevelle SS, Charger R/T, Ford Torino / Cobra, Plymouth GTX, Road Runner, Oldsmobile 442, Pontiac GTO...

Plymouth GTX, um belo exemplo para Muscle Car.

Com a onda dos jovens comprando os Muscles, as montadoras criaram modelos mais compactos, voltados ao publico jovem que não disponibilizavam um valor suficiente para comprar um Corvette, que devido ao seu preço, não é caracterizado como um Muscle Car. A Ford iniciava com o Mustang, e com o crescimento das vendas, várias outras montadoras entraram com novos veículos para brigar com o Ford. É aqui que iniciava uma futura sub categoria, os Pony Cars!

Mais compacto, o Dart GTS era categorizado como Pony Car.

Isso foi tão longe, que alguns fanáticos criaram até uma tabela para identificar e diferenciar um do outro, e claro, que isso não é uma regra, e nem é conveniente publicar algo tão sem nexo. Finalizando a primeira parte, entenda Muscle Car como um modelo grande e sóbrio que ganhou um V8 com mais de 300 cavalos, de alta cilindrada, com torque monstruoso e com preço abaixo dos esportivos da época. Agora entenda Pony Car como um modelo pouco mais compacto, que de certa forma já nasceu projetado para um V8 monstruoso. No fim das contas, sendo V8, potente e com torque absurdo, é um Muscle Car!

Mustang, Camaro e Challenger, podem ser chamados sim de Muscle Cars dos dias atuais!

No Brasil a questão sempre é a mesma, um chama Opala de Muscle aqui, outro o Maverick ali, mas a verdade é que ambos não se encaixam na categoria, o mais próximo disso é o Charger R/T, mas que mesmo assim, tecnicamente, também não entra na categoria. Já que entramos em nível técnico, um Muscle tem motor V8 com mais de 300 cavalos, lá fora nossos representantes não atenderiam as necessidades, já que as versões esportivas oferecem praticamente a mesma motorização das outras versões da linha. Mas somos fãs do que temos, ainda mais em um mundo de baixas cilindradas que dominam as ruas atualmente, e olhando dessa forma, podemos dizer que perto do que tivemos nos anos 70, Charger R/T, Maverick GT e Opala SS são sim nossos queridos Muscle Cars Brasileiros, apenas pelo grande carinho, não é mesmo?!

A diferença no tamanho é clara...

...mesmo assim, no Brasil temos Charger R/T...

...Ford Maverick GT...

...e Opala SS; esses, apenas consideramos Muscle Cars por Carinho.


Texto de Andre GeSSner
Fotos: Arquivo

5 comentários:

  1. o opala tem todo direito de ta no meios das ferras porque foi o carro mais amado do brasil

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  2. Caramba! Esta materia foi a mais explicativa que ja tive, meus parabens andre!

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  3. Nao concordo... o Mustang possui muitos modelos e motorizacoes. hoje possui até o mustang de 4 cilindros! e é muscle car? se for, o opala pode ser considerado muscle car tb, ja que recebeu de fabrica modelos SS assim como chevelle!! possui um motor 4 ou 6 cil em linha, tracao traseira, carroceria coupe, duas portas, setas em vermelho... enfim tudo que um muscle car tb possui. acho que se comparar todos os muscle car percebe que o opala tb é. infelizmente brasil nunca teve condicoes te ter motores respeitosos como os carros americanos. justamente por economia, politica, e por o brasil ser o que sempre foi. margreiter@hotmail.com

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    1. Muscle Car foi uma "categoria" de veículos de luxo, passeio com motores que esbanjavam potência. Simples assim! Tudo que surgiu depois da Era Muscle, são apenas resquícios, com excessão do Challenger HellCat. Você citou o Mustang de 4 cilindros, mas vale lembrar que o próprio EcoBoost atinge 300 cavalos, quase o triplo dos Opalas 6 cilindros da época.

      Muscle Car não são faixas, carroceria e tração traseira, se não o próprio Chevy Vega entrava na lista. A saga Muscle Car consiste em muito mais que isso, a começar pelo tamanho.

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  4. Parabéns pela matéria. Mas, usando esse "critério dos 300cv", então os primeiros Mustangs GT não seriam Muscle Cars, já que tinham "só" 270cv?

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