quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fast Post - Caravan SS4 1979 Placa Preta.

Seguindo a tendência norte-americana, a GMB lançava a Caravan SS em 1978, uma perua com apelo esportivo. Durante sua curta trajetória de apenas 2 anos de vida, a Caravan SS foi a única perua esportiva no Brasil até os dias atuais.

Externamente a SS de quatro cilindros é igual a versão com dois cilindros a mais.

Na época, não era qualquer pessoa que podia contemplar de um carro esportivo com motor grande, no caso uma SS de seis cilindros, então a GMB lançava juntamente uma versão esportiva com dois cilindros a menos, a sacada era entregar um esportivo mais econômico, na verdade seria apenas uma jogada de mercado, para que no final tudo se somassem nas vendas.

Faixas decorativas e o título de única perua esportiva nacional em série até os dias de hoje.

Longe de ser um automóvel esportivo, a Caravan SS de quatro cilindros trazia o mesmo motor 151-S de 98 cavalos disponível nos Comodoros e com dois cilindros a menos que a versão 250-S, o apelo esportivo ficava apenas em sua aparência, pois seu desempenho era discreto, apesar de bom para os padrões da época aqui no Brasil. O câmbio era mecânico de quatro velocidades.

O 151-S rendia 98 cavalos.

A Caravan Super Sport vinha com faixas decorativas, que davam ar de desempenho, além de outros detalhes externos como faróis auxiliares e retrovisores esportivos do tipo "copo". Internamente, a série Super Sport aqui no Brasil era despojada, assim como todos os esportivos de sua época, tinha como os principais diferenciais o volante de três raios e o conta-giros no painel; as forrações de porta seguiam um padrão rústico, como nos modelos mais básicos.

O volante de três raios era exclusivo da série Super Sport da linha Opala.

O tempo passou, e as poucas Super Sport já conseguem adquerir a placa preta, muito cobiçada pelos colecionadores, e hoje mostramos uma dessas contempladas, uma legítima Caravan SS 151-S 1979 placa preta que apenas teve seus bancos alterados e ganhou o famoso "borrachão" nos para-choques, mas mesmo assim acaba nos presenteando com sua eterna beleza.

Os conjuntos de fárois auxiliares eram opcionais.


Texto de Andre GeSSner
Fotos: Fórum Nacional de Veículos Antigos


Um comentário:

  1. ola vi seu interesse em um audi no mercado livre ve se tem interesse no meu
    http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-243142570-audi-a3-aceita-troca-_JM
    flw abrax

    ResponderExcluir