sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ImpreSSões - Pontiac Trans Am Ram Air III 1969.

    Era Março de 1969 quando a Pontiac lançava um dos seus modelos mais raros, e por que não um dos mais belos, o Trans Am Ram Air III, que tratava-se de um Trans Am com um super pacote de opcionais.

Com apenas 697 unidades produzidas, o Ram Air III é considerado um dos 'músculosos' mais raros  já produzidos.

A pintura branca com as faixas azuis eram exclusivas do R/A III.

O Trans AM usava a mesma base e carroceria do primo Camaro, porém vários detalhes diferenciavam um de outro. O modelo da Pontiac sempre foi mais limitado, e esta versão mais ainda, tanto que o R/A III foi pouquíssimo divulgado em sua época, com apenas dois anúncios publicados em duas publicações da época, um em cada revista, sendo a Road and Track e a Motor Trend.

Raro até mesmo nas páginas das revistas, com apenas dois anúncios divulgados na época.

Considerado como o ícone de desempenho dos Pony Cars, o Trans AM Ram Air III "nasceu" para promover as corridas da SCCA Road Racing onde era oferecido com o enorme 400 V8 de 335 cavalos. O Pontiac tinha um número limitado de unidades, todas númeradas, totalizando 697 unidades produzidas, sendo que apenas 127 eram automáticos, como este das fotos.

O enorme 400 V8 rendia mais de 300 cavalos....

...e ainda dava a fama de ícone em desempenho entre os Pony Cars.

O pacote oferecia rádio AM/FM, direção hidráulica, freios recalibrados e volante esportivo em madeira. Juntamente, o Pontiac ganhava uma nova suspensão, mais firme, melhorando seu comportamento esportivo, assim como o novo diferencial Positraction, tudo para o carro trabalhar em um ótimo conjunto.

O acabamento interno era outro destaque, com tonalidade azul...

...combinando com as faixas exclusivas da carroceria.

Rádio, Direção Hidráulica e Volante esportivo de três raios, itens exclusivos do pacote. Dos 697 produzidos, apenas 127 eram como este, com transmissão automática.

O modelo das fotos é o modelo numerado 114, que teve apenas dois donos até hoje, e com certeza é um dos musculosos do passado mais cobiçados até os dias atuais, podendo ultrapassar facilmente a barreira dos 450 mil dólares!!!!

Em 1999, a versão ganha homenagem aos 30 anos do Ram Air III.

O modelo das fotos, de numeração 114, é um dos mais cobiçados, seu valor pode ultrapassar os 450 mil dólares!!


Texto de Andre GeSSner
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário