quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ImpreSSões - Plymouth Barracuda vs Ferrari Enzo.

    Pegue um Plymouth Barracuda 1971, sem motor mesmo, leve até a oficina norte-americana Legendary Motorcar Company, equipe-o com um V10 bi-turbo e desafie uma Ferrari Enzo para um pega. Que tal? Isso de fato aconteceu, no inicio deste ano, matéria que você acompanha agora.

O 'Cuda escolhido nem motor tinha.

Quem é que não gosta de ver um antigão deixando carros modernos na poeira, ainda mais quando esse "carrinho" moderno é uma Ferrari Enzo, um Superesportivo italiano V12 6.0 com ótima aerodinamica! Sim, o velho 'Cuda 71 entrou de um jeito na LMC e saiu de outro, completamente atualizado, a preparadora pensou em tudo para deixar o Plymouth vitaminado a ponto de desafiar o superesportivo italiano.

Já sendo preparado...

O 'Cuda recebeu tratamento exclusivo para chegar aos 330 km/h.

Para isso se concretizar, um Viper serviu de doador, compartilhando todo o conjunto mecânico, o V10 do Dodge ainda ganhou um par de turbinas, já que o 440 V8 tinha limitações para obter grandes velocidades, devido o antigo Plymouth ter a aerodinâmica prejudicada e uma suspensão macia demais. Então o Barracuda ganhou o V10 do Viper, além disso, ficou com o câmbio mecânico de seis velocidades, diferencial, sistema de freios e toda a suspensão do Dodge, que é independente nas 4 rodas, o que garantiu perfil para alta performance ao 'Cuda.

O V10 doado por um Viper ganhou um par de turbinas.

Externamente manteve seu estilo Muscle Car.

Por dentro, apenas o essencial.

O Plymouth foi rebatizado de Super Cuda, ganhou nova estrutura, reforçada para ganhar melhor rendimento na pista, mas não perdeu seu corpo de Muscle Car. Estava pronto o modelo que desafiaria a Ferrari, e isso ele fez, muito bem por sinal; o 'Cuda foi até aos 334km/h, de forma que ainda tinha motor de sobra para isso, só não sobrou coragem para o piloto colocar todo o potencial na pista, segundo dito por ele mesmo, alegando a falta de aerodinamica acima dos 200km/h.

Na pista, ao lado da Enzo.

Desculpem os fãs de Ferrari, mas o Barracuda rouba a imagem.

Silver Tape na grade, tudo para que o ar não prejudicasse o rendimento do 'Cuda.

O campo de provas escolhido foi o Chelsea Proving Grounds, localizada em Michigan, a pista oval funciona como uma reta infinita, e foi o suficiente para o 'Cuda superar a Enzo desde a arrancada até atingir os 334km/h. Inaugurado em 1954, a pista foi construida pela Chrysler e é usada até hoje como campo de testes, onde várias pistas simulam situações de vários os tipos, como buracos, subidas e ondulações.

Já nas pistas a dupla ultrapassa os 300km/h.

Para quem não se contenta apenas com fotos, segue o vídeo da matéria completa.


Texto de Andre GeSSner
Fotos: LegendaryMotorcarCompany.com
Vídeo: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário