segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ImpreSSões - Mustang 2011 Encara o Camaro 2010.

Missão do Mustang para 2011: Superar o Camaro.

Este ano de 2010, fechou a favor ao Camaro, sendo que seu concorrente principal, o Mustang, ficou para trás. Para esta análise de fim de ano, o site Edmunds.com destaca o que há de melhor no novo Mustang GT 5.0 2011 e compara com o já consagrado Camaro SS de 2010.

Muito se investiu no Mustang 2011 para se igualar e/ou superar o Camaro.

Visando o ano que passou, a Ford apostou forte no Mustang para 2011, e parece que a briga vai ser bem acirrada no próximo ano. Para isto, o Mustang conta com seu novo DOHC 5.0 32 válvulas de 412 cavalos, além do novo câmbio manual de seis velocidades. Com tudo isso o Ford se aproximou bastante do Camaro e seus 426 cavalos.

Números parecidos  faz com que Camaro e Mustang praticamente se igualem no desempenho.

Em se tratando de valores, ponto para o Camaro, que ainda é pouca coisa mais barata que seu concorrente direto, e ainda sendo o único a oferecer freios a disco Brembo como opcional.

A versão 2011 do Mustang saí por quase 38 mil dólares...

...enquanto o Camaro 2010 chega próximo aos 36 mil.

Na pista, o Camaro SS fez o 0-100km/h em 5,1 segundos, número atingido com o controle de tração desligado, tempo que foi melhorado para 4,8 segundos quando exigido o máximo do motor. Para o 1/4 de milha, o Camaro levou 13,1 segundos cruzando a 177,6 km/h!

Camaro: 13,1 segundos para completar o 1/4 de milha.

Com o Mustang não foi diferente, na pista fez os mesmos tempos do Camaro para chegar aos 100km/h, os resultados também foram atingidos com o controle de tração desligado. Se para ir aos 100km/h ambos tiveram o mesmo tempo, não poderia ser diferente com o 1/4 de milha, correto?! Errado! O Mustang foi dois décimos mais lento, cruzando a reta em 13,3 segundos a 172,6km/h.

Mustang: Mesmo tempo nas acelerações, porém levou 13,3 segundos para completar o 1/4 de milha.

Analisando os números, é uma vantagem apertada para o Chevrolet, onde até uma substituíção de pneus podem colocar o Mustang na frente.

Vantagem do Camaro é imperceptível.

Outro ponto vai para o Mustang quando falamos do motor, pois seu projeto é mais moderno, assim como o câmbio, onde o Camaro usa o Tremec TR6060, uma versão atualizada do antigo BorgWarner T-56, diferente do Ford, que é equipado com o novissímo Getrag MT-82. Além disso, o câmbio do Mustang trabalha em melhor conjunto com o 5.0 do que o câmbio do Camaro trabalha com seu 6.2, onde consegue aproveitar mais o potencial do motor quando se exige performance, já o Camaro leva vantagem por ter o câmbio mais macio, e seu melhor torque permite trabalhar em menor rotação.

Acima o câmbio de seis velocidades do Mustang,

oferecido também no Camaro, porém é inferior ao Ford.

Em se tratando de consumo, ligeira vantagem para o Mustang, que consegue fazer uma média urbana de 7,2km/l de combustível, contra 6,8km/l do Camaro, claro que esses números dependem do peso do seu pé.

O 5.0 da Ford rende 412 cavalos.

Menos moderno, o 6.2 do Camaro chega aos 426 cavalos.

A suspensão nunca esteve tão boa no Mustang, porém o Camaro ainda consegue se sair melhor que o Ford, assim como os freios, que são insuperaveis graças ao Brembo oferecido opcionalmente.

Ótimo conjunto de suspensão e freios do Mustang.

Com freios Brembo e melhor suspensão, o Camaro supera o Mustang.
  
Em se tratando de ergonomia, mais uma vantagem ao Mustang, que consegue lidar melhor com os pontos cegos e espaço interno, o Camaro já tem pontos cegos que atrapalham, assim como o teto baixo que limita as pessoas mais altas. Um dos pontos mais fracos do Camaro é sua interna que utiliza material de qualidade bem inferior ao modelo da Ford, que tem melhor posicionamento da instrumentação, fazendo com que o Mustang receba mais ponto, mas mesmo assim, ambos estão longe da perfeição.

Internamente o Mustang leva vantagem, com riqueza no acabamento.

Mais simples, o Camaro possuí material de baixa qualidade.

 Painel do Mustang é voltado mais ao luxo.

No Camaro, posicionamento dos instrumentos prejudica a visualização .

No Mustang, duas pessoas vão confortávelmente no banco traseiro.

No Camaro o conforto é bom apenas na frente.

O Camaro ganhou o carisma, principalmente dos mais jovens, e um dos fatores foi o modelo ter protagonizado o filme Transformers, o que lhe ajudou até promover um crescimento nas vendas. Já o Mustang vem com a tradição de uma produção ininterrupita desde o inicio dos anos 60, garantindo ótima estabilidade no mercado. Se 2010 foi o ano do Camaro, o ano de 2011 começa com o Mustang colocando os pés na frente, ou seria os cascos? 

A versão testada do Mustang 2011 é a Califórnia Special.

O Camaro é um modelo SS 2010.

Muitos ao lerem este post, vão cobrar pelos Challenger R/T e SRT8, porém estão em um degrau acima, são maiores, destínados a outro público e seria um tanto injusto ve-lo em terceiro lugar neste balanço de fim de ano, onde vários itens são considerados. 

Texto de Andre GeSSner
Fotos: edmuns.com

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