quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ImpreSSões - Buick GS 455 1970.

A Era Muscle Car: Nem mesmo a Buick queria ficar de fora.

Quando se ouve 'Buick', logo vem aquela imagem de carrões luxuosos de aparencia pacata, mas essa ideia vai desaparecer quando ler este artigo.

Gran Sport, ou apenas GS como no logotipo da grade.

A era Muscle Car estava em alta, e nenhuma montadora queria ficar de fora desse fenomeno, mas para isso era preciso uma cavalaria por baixo do capô pronta para acelerar, e foi então que em 1970, derivado do Skylark, nascia o Buick Gran Sport 455, ou GS 455, modelo que brigaria diretamente com os grandes Muscle Cars da época. Seu motor era o poderoso Chevrolet 455 V8 de 350 cavalos, o que garantia um ótimo desempenho ao Buick podendo enfrentar os famosos Hemi da Dodge sem medo.

O GS nasceu derivado do irmão Skylark.

O GS brigava com diretamente com outros Muscle Cars, um deles era o Chevelle.

O poderoso GM 455 V8 de 355 cavalos.

Para quem é acostumado a ver inumeros acessórios de luxo nos modelos da Buick, estranha ao ver este GS, que não oferece nem mesmo os freios a disco ou sequer a direção hidráulica, o que acaba mostrando ser um GS sem os opcionais, como as faixas decorativas e rodas esportivas.

Nada de luxo ou faixas esportivas...

...nem mesmo o tradicional aerofólio.

Neste GS, os freios são a tambor, e as rodas são de ferro com calota.

Na interna o Buick  continua básico, sem os opcionais essenciais,  como a direção hidráulica.

As poucas 8.732 unidades produzidas do GS 455 com capota rígida faz dele um dos Muscle Cars mais raros já produzidos, para se ter idéia no mesmo ano foram vendidos mais de 60 mil unidades do Chevelle SS. Os modelos mais procurados eram os automáticos, o que tornam os 455 manuais ainda mais raros e valorizados. O modelo de nosso post por exemplo foi vendido por quase 65 mil dólares, preço de dois Camaros 'básicos' 0km lá nos EUA.




Texto de Andre GeSSner
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário