quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Coleção Conceito - Puma P-8 1971

No início da década de 70, vários entusiastas da Puma gostariam de ver um modelo com a raça dos verdadeiros esportivos, e devido a isso, a pequena montadora preparava um modelo com mecânica do Chevrolet Opala.


Em 1971 já recebendo os retoques finais dentro da fábrica.

Das mãos de Rino Malzoni, em 1971, saía o primeiro (e único?) protótipo do modelo, nomeado de P-8, que inicialmente tinha como maior ponto positivo a sua mecânica forte. O Puma trazia as linhas baseadas nos modelos norte-americanos, como a traseira inspirada no Camaro da mesma época, porém não chegou a vingar e nem mesmo ganhou destaque.
 
O P-8 estava nas páginas da Quatro Rodas...
...e de outras publicações da época, como a Auto Esporte de Novembro de 1971.

Como era apenas conceito, a Puma decidiu fazer algumas modificações, até para compartilhar peças de outros modelos da montadora, com isso, a carroceria teve alterações, e o modelo passou a se chamar GTO, e logo mais tarde de GTB.

Seu motor era o 3.8 do Opala.
Comparado ao Camaro pela 4Rodas, porém seu desenho não caiu no gosto.

A primeira geração do Puma GTB, tinha linhas e pequenos detalhes que lembravam o Camaro, como postado aqui algumas semanas atrás, mas nada lembrava com o antigo projeto P-8, que apesar da falta de harmonia, é um belo conceito!

A frente lembrava os grandes Muscle Cars norte-americanos.
Ficha técnica completa do Puma P-8 1971.

Texto de Andre GeSSner
Fonte: Puma Classic
Fotos: Quatro Rodas/Puma Classic

Um comentário: