quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fast Post - Buick Grand National GNX 1987

    Na metade da década de 70, os Muscle cars já entravam em extinção, dando lugar aos modelos de menor cilindrada e potência. Alguns muscles, para continuar no mercado, tiveram que mudar de foco e categoria, como fizeram a dupla Camaro e Mustang. Outro grande ícone dos Muscle Cars, o Pontiac Trans-Am, reduziu a potência do seu V8 para quase a metade do que já apresentou nos anos anteriores.


Já na década de 80, poucos sobreviventes dos anos musculosos estavam presentes, novos modelos surgiram, muitos deles menores, mais leves e com mais tecnologia investida. Um desses modelos, era o Buick Grand National GNX, que mesclava uma carroceria sedan com cupê. A receita usada no modelo, já existia, trazia motor forte em um carro grande, resultando em um dos mais incríveis ícones já produzidos até hoje.

A Buick repetia a receita dos saudosos Muscle Cars no GNX, um motor apimentado, em um modelo de passeio.

Conhecido como Muscle Car dos anos 80, o GNX mesclava a carroceria sedan com um toque cupê.

O estilo agressivo não ficava apenas no visual, pois o maior triunfo do GNX estava debaixo do capô, o famoso 3.8 V6 turbo alimentado de 276 cavalos, responsável por levar o bólido do 0-100 km/h em apenas 4,6 segundos, superando os números de uma Corvette. Para completar o 1/4 de milha era preciso pouco mais de 12 segundos, uma marca incrível até para os dias atuais.

Famoso aqui no Brasil através dos Omegas Australianos, no GNX o 3.8 V6 trazia um turbo-compressor, e 276 cavalos de potência.

Acabamento interno de ótima qualidade, afinal é um buick.

Sua fama de imbatível, garantiu uma participação especial na franquia Velozes & Furiosos,  e essa cara de vilão, já lhe rendeu vários apelidos durante os anos, o mais famoso na época era Darth Vader, da série Star Wars; e não é que parece mesmo?! Em seu único ano de "vida", foram produzidas 547 unidades do GNX.

O Buick ainda marcou presença em um dos filmes de série Velozes e Furiosos.


Texto de Andre GeSSner
Fotos de Divulgação

3 comentários:

  1. Cara!! Que legal este blog! Nem conhecia este carro! Conheci graças a vcs!!!! Valewwwwwww

    ResponderExcluir
  2. I found some interesting cars on this site: www.grandnationalbroker.com

    Regards

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank's very much my friend, and thanks to comment and visit my blog!

      Have a Nice Day!

      Excluir