sexta-feira, 19 de junho de 2009

Recordando - Studebaker Golden Hawk

       Não muito conhecido, este modelo norte-americano, de 1956, dotado de um estilo esportivo e motor de grande cilindrada, já colocava em prática o que tornaria-se oficial somente em 1964, a saga dos Muscle Cars, confira:


Aqui no Brasil, a Studebaker era famosa por seus modelos de seis cilindros, os famosos Champion, mas o que poucos sabem é que a montadora chegou a produzir alguns veículos com comportamento esportivo no inicio dos anos 50. Tudo teria iniciado em 1951, quando a empresa lançou um motor V8 no mercado; a carroceria ficava por conta de Bob Bourke da equipe de Raymond Loewy, que logo desenhou um novo cupê, prevendo uma frente baixa, e um perfil em cunha que caiu no gosto de Harold Vance, presidente da empresa.



Dessa forma, o modelo entrava em produção em 1952, já como modelo 53; batizado de Starliner, já vinha com uma lista de concorrentes, sendo um deles o famoso Corvette da Chevrolet. No mesmo ano de 1953, é lançado um sedan, com as mesmas características do cupê, e no ano seguinte, uma Station Wagon; neste mesmo ano, aconteceu a fusão da Packard com a Studebaker.


Os primeiros V8 foram os Starline de 1953.

Utilizando a carroceria do Starliner, a empresa começa a fabricar o modelo President Speedster em 1955, um esportivo com motor Passmaster V8 de 295 polegadas e 185 cavalos, carburação bi-jet, câmbio automático ou mecânico de três velocidades, dupla saída de escapamento, e pintura em três tons.


Em 1955, o President Speedster utilizava um 295 V8 de 185 cavalos.

Fabricado apenas durante um ano num total de 2.215 unidades, o modelo poderia ultrapassar os 240 km/h, segundo dados do fabricante. Em 1956, era apresentado quatro novas versões do Starliner, chamadas de Hawk, Flight com seis cilindros, Power, Sky, e Golden, com motor V8, tendo como o modelo mais potente desta série o Golden que trazia um enorme 352 V8 de 275 cavalos que foi herdado do Caribbean da Packard, que graças a ele, finalmente nasceria um esportivo de luxo de verdade, que a montadora tentava desde 1951.

O 352 V8 de 275 cavalos era o destaque do Golden Hawk em 1956.

Alguns testes realizados na época diziam que o carro era um misto de Thunderbird com Corvette V8, pois aliava maciez com desempenho. Com taxa de compressão em 9.5, o modelo fazia o 0-100 km/h na faixa dos 8 segundos, ótima marca para um carro que era uma mistura de componentes mecânicos. Como foi projetado para usar um motor seis cilindros, havia uma má distribuição de peso, que foi solucionada pelos engenheiros da Studebaker, adotando um V8 menor, de 289 polegadas que foram disponibilizados já nos modelos de 57 e 58, que passaram a ser fabricados pelo domínio da Packard.


O cupê aliava conforto e desempenho, fazendo o 0-100 km/h na casa dos 8 segundos.

Com um motor menor, o carro não tinha mais o mesmo desempenho, então a empresa passou a adotar em série, blowers da marca McCulloch, sendo esses bem parecidos com os já utilizados pela Ford nos Thunderbird, e mesmo ficando bem equipado e mais leve, o motor não rendia mais que 210 cavalos de potencia.


Para 1957, chegava o motor Sweepstakes 289 V8 de 210 cavalos, equipado com blower, menos potente, porém mais leve.


O blower McCulloch que equipou o Hawk de 1957 e 1958.

Em 1957, foram fabricados 4.356 Golden Hawk, e apenas 878 no ano seguinte, já o Packard Hawk, que era um veículo com as características do Studebaker, chegou em 588 unidades em 1958. Mesmo não sendo considerado um clássico, perante aos T-Birds e Vettes, os Hawk's merecem nosso espaço e respeito, pois criou ainda na década de 50 o conceito utilizado nos Muscle Car cerca de 10 anos depois.


Em 1957, algumas mudanças estéticas, a maior delas foi na traseira.

 Naquele ano de 1957 foram produzidas 4.356 unidades do Hawk.



Texto de Andre GeSSner
Imagens de Divulgação


5 comentários:

  1. Esse carro deu uma leve sobrevida à Studebaker.

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  2. Mas não foi suficiente, a empresa não tinha bons projetos...

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  3. Horrivel.Prefiro os Belair 55 a 57.

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  4. Feio....Muito feio mesmo. Os Mercury 1950 se sairam melhor no quesito estilo. Talvez se eles tivessem se inspirado na Mercedes 300SL... (asa de gaivota)

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  5. Horroroso! Bela Matéria!

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