sábado, 18 de abril de 2009

Super Sport, Separated Seats, Super Star????

        Creio que nunca uma sigla automotiva foi tão discutida aqui no Brasil, quanto a SS dos Chevrolet Opala/Caravan. Para alguns, Super Sport, para outros Separated Seats e até mesmo Super Star, mas qual é o significado real do SS? Confira!


Usada pela primeira vez em 1961, no Impala, a sigla simplesmente significa Super Sport; então qual a polêmica? Tudo começou em 1971, quando a GMB trouxe a sigla para a versão esportiva do Opala; na época, a montadora lançou anúncios nas revistas especializadas, destacando que depois de Camaro e Chevelle SS, era a vez do Opala receber a versão da escuderia.


Em Dezembro de 1970, o Opala SS fazia seu teste de estréia na edição 125 da respeitada revista Quatro Rodas, que durante a matéria usou-se Separate Seats, Assentos Separados em Português, para denominar a versão esportiva, aproveitando que as demais versões da linha possuíam assentos inteiriços. Pouco tempo depois, os assentos individuais estariam disponíveis para as outras versões do Opala desmistificando o fatoMesmo assim, não houve quaisquer correção por parte da revista, que manteve erroneamente o significado de SS por vários anos.


O Super Star surgiu em 1973, por parte da própria Chevrolet, que ao apresentar o cupê na versão esportiva em um anúncio de revista, trazia um grande Super Star em destaque, porém não passava de uma jogada de marketing para promover o Opala, que simplesmente queria dizer que o novo modelo era uma Super Estrela.


Curtiu? Então que tal assistir um pouco desta matéria clicando no play abaixo:



Por Andre GeSSner
Imagens de Divulgação/Quatro Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário