domingo, 19 de abril de 2009

Recordando - El Camino SS


Em era de Muscle Car, tudo queria se tornar um Muscle, ao menos chegavam perto, mas não é o caso da protagonista deste post! Podemos afirmar que a El Camino provava, juntamente com a rival Ranchero, que picape também poderia ser musculosa, não é mesmo?! A El Camino foi lançada ainda com base no Impala, onde durou apenas dois anos, pois foi em 1968 que a coisa mudou, e a El Camino começou sua trajetória Pick Muscle, passando a derivar do cupê Chevelle, dessa forma ganhando respeito frente aos Camaros, Mustangs e outros monstros de sua época.

Inicialmente, ainda em 1967, derivava do Impala.

A primeira SS surgia em 1968, com motorização 396 V8 de 325 cavalos.

Inicialmente, as primeiras SS vieram com o enorme 396 V8 de 325 cavalos, que logo seria substituído pelo famoso 5.7 350 V8 de 300 cavalos, em 1970. Apesar de menor potência, o 350 desenvolvia melhor performance, superando a motorização anterior. Se isso já não bastasse, era possível optar pelo 6.2 402 V8, sendo um com 350 cavalos e outro com 375, mas não era o bastante em terra de Tio Sam, então mais duas opções fechavam as motorizações, ambos 7.4 454 V8, de 360 ou 450 cavalos.

 A picape passava a derivar do Chevelle em 1968.

O vinil do teto era opcional.

Na prática ainda era mais impressionante, pois com apenas 13,5 segundos a El Camino cruzava os 402 metros, ótima marca para um veículo desta categoria. As transmissões disponíveis eram manual de quatro velocidades ou o automático Turbo_Hydramatic.

Em 1970 reestilização e novas motorizações.

Externamente, as versões SS se diferenciavam pelas faixas decorativas, as exclusivas rodas 7x15 pol e os vários logotipos espalhados pela carroceria. Com o passar dos anos, vieram reestilizações estéticas, a picape passava a então derivar do Malibu, além das motorizações que passaram a ficar mais mansas, devido as crises de combustível na época, o que levava uma queda na potência a cada ano que passava.

As rodas eram exclusivas da versão Super Sport.

De 1974 a 1983, foram apenas mudanças para acompanhar a linha, e em 1984 opcionalmente era oferecido um pacote visual para as versões SS deixando com o visual mais esportivo, o que não foi o suficiente, pois em 1987 a El Camino dava adeus a linha de produção; rumores surgiram em 1995 com uma possível volta da picape, com base no Caprice, como mostra as fotos abaixo, mas foram apenas boatos.

Ainda em 1970, bancos e mostradores exclusivos.

Rumores retornaram a tona algum tempo para cá, e novamente alguns citando a volta da El Camino para 2010, porém boato não convence ninguém.

Nova reestilização em 1971, com nova frente.

Na traseira as mudanças foram mais sutis.

Para 1972, apenas um FaceLift, e os piscas passam a ser uma única peça, além da nova grade.

Devido a crise dos anos 70, a El Camino perdia o ar esportivo para a linha de 73, suas faixas serviram de inspiração ao nosso Opala SS 6 em 1974.

Baseado no Malibu, a El Camino SS não despertava mais atenção de antes, e caminhou até 1975 com o mesmo design.


Na traseira as lanternas passavam a integrar o para-choque.

E em 1976, outra reestilização, sempre seguindo a tendência da época, e cada vez mais longe do modelo que um dia foi consagrada um Muscle.


Em 1978 nova reestilização....

  ...permanecendo até 1981.


De 1982 até 1987 a El Camino manteve o que seria seu último desenho.

Curiosidade: Em 1984, um kit aerodinâmico era oferecido opcionalmente...

...a receita deu certo, e a El Camino ficava mais atraente...


...o que lhe daria mais três anos de vida.


Em 1986, o peso do projeto já não aguentava os concorrentes mais modernos... 

...e foi desse jeito, sem o kit aerodinâmico, que em 1987 a El Camino dava Adeus ao mercado norte-americano.

O ano de 1995 ficaria marcado na história dos fãs da El Camino, com a divulgação de fotos da possível volta do modelo.

O modelo em questão deriva do Caprice, a unica unidade produzida....

...participa constantemente de feiras automotivas, além de "dormir" em uma garagem de colecionador.

Para 2010, a picape Holden foi cogitada ao antigo cargo, juntamente com a Pontiac G5, porém nada oficial.


Texto de Andre GeSSner
Imagens: Divulgação

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