quarta-feira, 22 de abril de 2009

TeSSte - Opala SS4 e SS6 1978

Ha quase 32 anos, a 4Rodas apresentava o Opala SS 4 e 6 com novas faixas; no mercado Brasileiro pouco a mais que sete anos, os esportivos da GMB era confortável segundo a revista; porém o desempenho, era discreto na versão de 4 cilindros, mas superior de seus concorrentes diretos da época; no caso do SS6, a revista apresentava como o carro de série mais veloz do Brasil, que sem forçar giro e patinar, fez de 0 a 100 km/h em 10,65 segundos, marcas excelentes para o veículo. Quando se falou em motor, a revista já achava o 4 cilindros de concepção antiga, mas ainda era bem funcional, elastico e de desempenho satisfatório, na versão 6, foi elogiado a boa potência de 171cv e o torque de 32,5mkgf, que proporcionava respostas rápidas às acelerações.

Transmissão e câmbio, foram aprovados, com engates precisos e bem escalonados, aproveitando bem o rendimento dos motores, assim como o consumo de ambos, que relativamente foram proporcionais ao tamanho do carro e do motor, e o mesmo foi dito sobre os freios, que funcionaram bem e não mudaram a trajetória. A direção foi mais precisa no SS4, apesar de se pouco dura, coisa que no SS6 foi mais, pelo peso na frente, o mesmo ocorreu com a estabilidade, onde ambos sofreram por ter uma suspensão tão macia.
Na época, o Opala estava com nove anos, e a três com o mesmo design, mas já era acusado de ser ultrapassado, pois ainda trazia as mesmas linhas da qual foi lançado.
A qualidade do acabamento interno foi considerada razoável, pois era inferior às demais versões, ao contrário do conforto, que foi apontado como um dos maiores destaques do carro, que foi ainda melhor no SS6 pelo menor nível de ruído; na posição do motorista, elogiou os bancos altos e no painel, não agradou muito pela falta de instrumentação para um esportivo. Como conclusão a revista dizia que quem procurava um esportivo de desempenho, o SS6 continuava sendo o esportivo recomendado, apesar de alguns problemas. Para quem fizesse questão de economia, com conforto e o mesmo visual esportivo, o SS4 era a melhor opção perto dos seus concorrentes na época.

Preços Atualizados
Opala SS4 > R$ 117.028,10
Opala SS6 > R$ 129.347,49

4 comentários:

  1. Opala, sempre na frente.

    Uma correção
    117. 028,10
    129. 347,49
    CRUZEIROS

    já pensou um Opala mais de 100 merréis rs

    ResponderExcluir
  2. O preço acima é o atualizado, qnto ele custaria hoje em Reais.

    ResponderExcluir
  3. opala é opala o resto é lixo sobre rodas.

    ResponderExcluir
  4. esse teste é de 79 não de 78

    ResponderExcluir