12º - Dodge Super Bee 1969
O Super Bee era uma variação da divisão Chrysler, que tinha como base o Dodge Coronet; estreou em 1968 e durou até 1971; seu grande destaque era o 440 V8 Six Pak de 390 cavalos de potência, responsável por levar o Super Bee aos 402 metros em apenas 13,56 segundos, passando a 169,6 km/h.
11º - Pontiac Trans Am 1973
Desejado por muitos jovens na época, o Trans Am utilizava a mesma base do Camaro, tinha como diferencial um apelo e comportamento mais esportivo que o primo da Chevrolet. O Trans Am apareceu pela primeira vez em 1969 e permaneceu em linha até 2002. Em 1973, enquanto muitos modelos foram deixando para trás a proposta de Muscle Car, o Trans Am manteve a esportividade esbanjando ótimo desempenho, graças ao V8 455 SD de 310 cavalos de potência que levava o Pontiac para cravar a marca de 13,54 segundos e 166,86 km/h nos 402 metros.
10º - Plymouth Road Runner 1968
Muitos consideram o ano de 1968, o auge da saga dos Muscle Cars, e neste ano, a Plymouth atacava com seu poderoso Road Runner, modelo que utilizava a plataforma Chrysler B, a mesma do Belvedere, GTX e Satellite. Para destacar seu desempenho, a Plymouth pagou 50 mil dólares a Warner Brothers para utilizar a imagem do famoso (e rápido) Papa-Léguas em seu Muscle, e não era por menos, o bólido levava 13,54 segundos para cruzar o 1/4 de milha, passando a 169,14 km/h, méritos do V8 Hemi 426 com seus 425 cavalos de potência.
09º - Plymouth Superbird 1970
Se o Road Runner "convencional" era sinônimo de desempenho, imagine uma variação do modelo criada especialmente para as competições de NASCAR?! Pois bem, este era o Plymouth Superbird de 1970, que tinha a missão de superar o Ford Torino Talledega nas pistas. O Muscle destacava-se pelo famoso kit Aero e o grande aerofólio traseiro que lhe rendeu melhor aerodinâmica, garantindo 13,50 segundos no 1/4 de milha, cruzando a reta a 168,97 km/h. A motorização era a mesma do Road Runner, o V8 Hemi 426 de 425 cavalos de potência.
Famoso no mundo todo, o Dodge Charger R/T tinha o desempenho como seu principal aliado, sua primeira aparição foi ainda em 1965, mas o sucesso chegou mesmo na segunda geração, em 1968. Um dos grandes triunfos do Charger R/T 1968, estava em baixo do capô, o já conhecido V8 Hemi 426 de 425 cavalos, que era responsável pelos 13,50 segundos para completar o 1/4 de milha a 168,98 km/h.
07º - Dodge Charger 500 1969
Mais um Charger carimbando sua presença em nossa lista, desta vez o raro e exclusivo 500, modelo que visava disputar competições de NASCAR. Por questões aerodinâmicas, o Charger recebeu modificações na grade dianteira e no vidro traseiro, melhorando a passagem do ar. Ao contrário do que se pensa, não foram produzidas 500 unidades deste, e sim algo em torno de 450 carros. O V8 Hemi 426, trabalhava em conjunto com o câmbio mecânico Hurst de quatro velocidades, o que lhe rendeu baixos 13,48 segundos para completar os 402 metros, passando a impressionantes 175 km/h.
06º - Buick GS-X 1970
Famosa por seus modelos luxuosos, a Buick entrava na briga dos Muscle Cars muito bem representado pelo GS-X, um dos meus modelos favoritos. Além de um belíssimo conjunto estético, rico em detalhes e um charmoso aerofólio, o Buick não poupava esforços para andar na frente de grandes ícones, como os Dodge Charger. O motor V8 455 Stage I rendia 360 cavalos de potência, o suficiente para atingir 402 metros em 13,38 segundos passando a 169,7 km/h.
05º - Plymouth Road Runner 1970
Olha o Road Runner por aqui novamente, desta vez a versão de 1970, o último ano da primeira geração que se iniciou em 1968. Prestes sua primeira "re-estilização", o Road Runner de 1970 trazia alguns detalhes estéticos que lhe diferenciavam do primeiro modelo, as maiores mudanças estavam no conjunto frontal, que ganhou nova grade. Manter-se entre os mais rápidos da época não foi difícil, já que a Plymouth sabia a receita, bastava mante-la, ou seja, o conhecido V8 Hemi 426 era garantia de desempenho: 13,34 segundos para completar os 402 metros, com passagem de 173 km/h.
04º - Chevy Camaro 1969
Sim! O Camaro entrou para a lista, superando seu maior concorrente, o Mustang da Ford. Famoso por ser um dos astros do filme Transformers, o Camaro muito antes disso já brilhava forte nas ruas norte-americanas, e sempre disputou o título de Muscle Car favorito nas décadas de 60 e 70. O modelo de 1969 já estava em seu terceiro ano, e graças ao seu bom custo benefício, foi um dos maiores sucessos da GM. Com seu V8 427 ZL1 de 430 cavalos e câmbio mecânico de quatro marchas, o Camaro cravava baixos 13,14 segundos no 1/4 de milha, passando a 177 km/h.
03º - Chevrolet Chevelle SS 1970
Mais um Chevrolet na lista, e muito bem colocado, desta vez outro grande sucesso da GM, o Chevelle SS, modelo que chegou ao mercado norte-americano em 1964, permanecendo em linha até o ano de 1977. Os mais famosos vieram em 1970, com novo conjunto estético ainda em sua segunda geração. O motor V8 454 LS6, também já carregou o título de mais potente do mundo, com 450 cavalos de potência, que também resultava em ótimo desempenho, ocupando a terceira colocação com seus 13,12 segundos no 1/4 de milha passando a 172 km/h.
02º - Plymouth Barracuda 1970
Sem dúvidas o 'Cuda é um dos maiores Muscle Cars já produzidos, basta reparar no enorme número de entusiastas que o modelo carrega até hoje. O Barracuda foi lançado em 1964, mas foi em sua terceira geração, em 1970, que o modelo atingiu o auge, na ocasião, o Plymouth passou a utilizar a mesma plataforma e vários componentes do primo Dodge Challenger, que também fazia sua estreia naquele ano. O Barracuda permaneceu em produção até 1974, suas linhas agressivas é um dos itens favoritos dos entusiastas, além, é claro, do desempenho, que é um dos principais atrativos do cupê, mérito do saudoso V8 Hemi 426 que aliado ao câmbio mecânico de quatro marchas, fazia o 'Cuda voar baixo com seus 13,10 segundos para completar os 402 metros, passando a 172,39 km/h.
01º - Plymouth Road Runner 1969
Não há dúvidas, a Plymouth reinava quando o assunto era alta performance, e fica evidente que não é de hoje que um Mopar mostra como se faz um Muscle Car rápido, já que dos 12 modelos listado, 8 são Mopar. Diferente do Road Runner do ano anterior, este tinha propulsor 440 V8 Six Pack de 390 cavalos e câmbio mecânico Hurst de quatro velocidades, sem esquecer do scoop de fibra, que coletava ar frio para o motor. Naquele mesmo ano de 1969, o Road Runner conquistou o título de Carro do Ano, e vendeu mais de 84 mil unidades. Um dos grandes destaques do modelo era seu desempenho, conhecido por muitos como o Rei das Pistas, ele fazia jus ao apelido, levava apenas 12,91 segundos para fazer o 1/4 de milha, passando a 178 km/h.
Texto de Andre GeSSner
Imagens de Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário