Durante quase toda a década de 60 e inicio dos anos 70, o setor automotivo foi marcado pelos grandes Muscle Cars norte-americanos. As montadoras que estavam de fora, almejavam participar da categoria, chegando a criar grandes modelos que tornaram-se verdadeiros ícones automotivos, desejados no mundo todo.
Os verdadeiros Muscle Cars foram produzidos em solo americano, e muitos países aderiram a "moda" comercializando modelos que eram visivelmente inspirados nos grandes bólidos americanos, com potencial bem abaixo, é claro; mas cada país adaptava a categoria do seu jeito, já que ter um projeto totalmente exclusivo era muito difícil.
Os sul-africanos também tinham seu representante Super Sport.
Devido essa dificuldade, muitos países buscavam a base de modelos comercializados em outros lugares para adaptar em sua região, nosso maior exemplo aqui no Brasil é o Chevrolet Opala, cujo as linhas vem do primo Opel Rekord.
Tido como o pai do Opala, o Opel Rekord serviu de inspiração para nosso Chevrolet.
Não tão longe daqui, mas nem tão perto, existiu outro caso similar; um Chevrolet com sangue esportivo e com uma aparência bem semelhante ao nosso bom amigo Opala. O carro em questão é o Chev SS, ou Chevrolet SS, produzido no inicio dos anos 70 na Africa do Sul.
Olhando de frente, o Chevrolet SS fazia referencias ao Chevy Nova.
A carroceria cupê era a mesma do Holden Monaro.
O Chevrolet SS utilizava a mesma carroceria do Holden Monaro, assim como sua motorização, disponível em duas versões, sendo o 308 V8 5.0 cujo beirava os 240 cavalos, e o famoso 350 V8 5.7 que rendia 305 cavalos. Quando falava-se em números, o desempenho era considerado bom, com o 308 V8 fazendo o 0-100 km/h em 10 segundos e o 350 V8 cravava 8 segundos para atingir os 100 km/h.
O 308 V8 5.0 rendia 240 cavalos.
Eram duas opções de transmissões para cada motorização, a mecânica de 4 marchas, e a automática de 3 velocidades. Internamente o Chev SS tinha linhas que tendiam para o lado dos Camaros do fim da década de 60, o grande volante esportivo de três raios trazia o SS estampado no centro, também não podemos esquecer os detalhes imitando madeira que davam um ar mais requintado ao cupê.
Internamente os traços dos Camaros, detalhes imitando madeira e o clássico volante esportivo de três raios.
O Chevrolet SS não é muito conhecido, é um modelo raro e merece registro entre os grandes ícones já produzidos, independentemente de sua região. Seu estilo cupê e seu motor V8 fazem jus ao nome que carrega, assim como o desenho inspirado nos Chevy Nova, que deu origem a vários modelos pelo mundo.
Faixas decorativas, entradas de ar no capô e saídas de ar nos para-lamas dianteiros, sem esquecer a dupla saída de escapamento.
Texto: Andre GeSSner
Imagens: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário