terça-feira, 15 de março de 2016

Matéria Especial - Brasileiros; Tradicionais? Até Demais!!

   Quem é do meio do antigomobilismo, já deve ter vivenciado ou visto alguma situação que acontece, normalmente nos grupinhos fechados, em eventos/encontros de antigos, cujo é assim: O cara chega com seu antigo caracterizado no seu gosto, seja por uma cor fora do catalogo original, uma roda, bancos ou algum acessório divergente da época ou do modelo em questão, é nessa hora que tudo começa!

 "Galaxie/Landau tem que ser original!"
  
É fácil perceber comentários do tipo, "Essa cor não é original!" ou "Isso que o cara fez matou o carro!" e por aí vai. Infelizmente muitos grupos fechados de automóveis nacionais possuem membros, sócios ou apaixonados que simplesmente desprezam um carro por estar customizado a gosto dos seus proprietários.

Seja original, seja customizado, quando trata-se de Muscle Car...

...a customização até que é bem vista, mas se for em um modelo nacional, hummmm...

Quando falo em customização, entenda que falo de uma personalização fina, de qualidade invejável, e não as abominações baratas que realmente acabam destruindo um grande clássico. Será que somos (digo somos exatamente por me incluir parcialmente nesse grupo que prefere carros com aparência original) tão Zé Frisinhos, como diria o grande Marcelo Tonella, a ponto de não aceitar um antigo com suas imperfeições da idade ou uma customização a gosto do proprietário?

Motor no estilo mais clean possível!
Belíssimo Dodge Coronet customizado pelo pessoal da Gas Monkey

Se você, assim como eu, acompanha aqueles programas do Discovery Channel e se apaixona pelo que os caras fazem nos Muscle Cars em programas como Dupla do Barulho (Gas Monkey), Rides e Overhaulin, mas não aceita quando vê um Dodge Charger com uma pintura incrível com a mesma qualidade gringa, não se preocupe, você não está sozinho!

Chevy Impala 1965 desenvolvido pelo Chip Foose.

Seria você capaz de aceitar uma interna assim em um Dodge Charger?

Temos grandes nomes no Brasil capazes de criar modelos nacionais incríveis, e alguns já foram criados, porém percebi que não existe muita aceitação por esse tipo de alterações, e comentários do tipo "Gostei, mas bem melhor original." não são difíceis de ouvir dos mais entusiastas de modelos antigos cultuados, como Opalas, Dodges, Maverick, Galaxie/Landau e por aí vai.

Chevy Bel Air 1959 customizado pelo Tarso Marques.

Dodge Dart Swinger 1975 todo original.

E o famoso Black Dart do YouTube.

Será que estamos tão atrasados quanto aos norte-americanos, cujo possuem uma grande aceitação pelos customizados, ou será que a baixa quantidade de veículos produzidos por aqui influência essa preferencia pelos originais com pequenas modificações?

Levanta a mão quem criticou o Opala Foose.

Assista também a essa matéria no YouTube dando o Play logo abaixo!


Texto de Andre GeSSner
Imagens da Internet

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. a tal da opinião alheia é fogo...
    n entendo quem se incomoda com o que n é seu...
    preguiça
    ...

    ResponderExcluir