segunda-feira, 30 de junho de 2014

Túnel do Tempo - Chrysler Esplanada GTX 1969.

          No fim da década de 60, enquanto o mercado norte-americano esbanjava sua gama de Muscle Cars, o Brasil ainda engatinhava para apresentar esportivos que tivessem o desempenho como destaque, já que nossos modelos tecnicamente possuíam apenas "roupagem" esportiva se comparado com as demais versões de suas respectivas linhas.



Em 1968, a Chrysler apresentou o Esplanada GTX, já como 1969, que também foi um dos primeiro esportivos nacionais a trazer cores fortes com faixas decorativas na pintura, como nos famosos Muscle Cars. O GTX ainda trazia vários detalhes que diferenciava o esportivo das demais versões, como rodas exclusivas, bancos individuais e volante esportivo de três raios.


O modelo vinha de série com câmbio mecânico de quatro velocidades no assoalho e trabalhava em conjunto com o V8 Emi-Sul 2.4 de 130 cavalos de potência, que era capaz de gerar 20 kgfm de torque. O desempenho era discreto, atingindo os 160 km/h de final e fazendo o 0-100 km/h na casa dos 15 segundos.

Texto de Andre GeSSner
Imagens de Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário