quinta-feira, 5 de julho de 2012

ImpreSSões - Chevrolet Camaro 1998.

  O Camaro iniciava o ano de 1993 de cara nova, tudo para abocanhar as vendas do concorrente Mustang. Tudo andava como o planejado até chegar o ano seguinte e a Ford apresentar seu novo Mustang, inspirado nos primeiros modelos o concorrente já caiu no gosto tornando-se um 'best-seller'. Mesmo assim o Camaro seguiu seu caminho, reestilizado continuou agradando e mantendo seu fiel publico, com o mesmo sucesso das versões anteriores.

Em 1998, o Camaro recebia um 'FaceLift.'

Para 1998, a Chevrolet trazia leves mudanças estéticas para o Camaro, a principal delas era o conjunto frontal que foi redesenhado, ganhando novo conjunto óptico, nova grade e capô, que seguia as linhas dos faróis. Devido as mudanças, o Camaro estava com 'ar' europeu, o que era a intensão mesmo, já que o modelo seria exportado para a Europa no lugar do Pontiac Firebird.

A versão SS trazia uma entrada de ar central no capô.

Mesmo com um jeitão mais europeu, o Camaro ainda apresentava lembranças de quem foi no passado, como a nova grade que tinha suas linhas inspiradas na grade dos modelos do inicio dos anos 70. O modelo ainda chegava com novas rodas, e três opções de carroceria, sendo; Conversível, Cupê e T-Top, sempre no padrão 2+2.

Além do conversível, mais duas opções de carroceria.

Quando o assunto era motorização, o Camaro ainda mantinha a configuração das versões dos anos 60, com tração traseira e motor dianteiro. Para a versão de entrada do Camaro, era oferecido o 3.8 V6 de 203 cavalos, responsável por levar o Chevrolet do 0-100 km/h em 8,5 segundos atingindo a máxima de 201 km/h, porém Camaro não é Camaro se não for V8, certo? Bem, para grande parte dos entusiastas sim, então visando por este lado, a Chevrolet oferecia o Camaro Z28, este vinha com o 350 V8 5.7 de 310 cavalos, levando o Chevy aos 255 km/h e apenas seis segundos para fazer o 0-100 km/h, sendo com câmbio mecânico de seis marchas ou automático de quatro velocidades.

O 350 V8 de 5.700 cilindradas desenvolvia 310 cavalos e 43,7 kgfm de torque.

Internamente o Camaro deixava um pouco o lado esportivo de lado e se voltava mais para o luxo, com painel grande e envolvente, além do ótimo acabamento em couro e um porta-copos por passageiro, tipicamente um norte-americano, não? 

Luxo e quatro porta-copos.


Texto de Andre GeSSner
Imagens do Arquivo


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