quinta-feira, 24 de maio de 2012

Coleção Conceito - Mustang GT-R 2004

Em 2004 o Ford Mustang completava seus 40 anos e para celebrar as quatro décadas de sucesso, a Ford apresentava o Mustang GT-R Concept durante o Salão de New York daquele ano.


A versão "apimentada" foi desenvolvida pela Saleen Special Vehicles, utilizava o "Cammer", famoso V8 5.0 que atingia os 440 cavalos, podendo chegar facilmente aos 500 cavalos com pouca preparação em cima. O câmbio ficava por conta de um Tremec T-56 de seis velocidades, o diferencial Winter e a embreagem desenvolvida pela Ford Racing fechavam o conjunto. Os freios eram Brembo e a suspensão foi toda recalibrada para melhor performance. 

O V8 5.0 rendia até 500 cavalos com leve preparação.

Externamente o Mustang era abusado, grandes entradas de ar, aerofólio, apliques em toda a carroceria além de outros vários detalhes, como o exclusivo conjunto óptico traseiro. A cor laranja Valencia foi inspirada na tonalidade do Mustang Boss 302 Trans-Am de 1970, um dos modelos mais lembrados do Mustang até os dias atuais.

O consagrado 302 Boss Trans-Am de 1970.

Internamente o Mustang seguia a base dos modelos em série, porém com amplo uso da fibra de carbono. O volante seguia o padrão dos modelos de Fórmula 1, o banco era um Sparco com cinto de cinco pontas e o Mustang ainda ganhou estrutura tubular interna para reforçar a segurança.

Na interna, o grande destaque é o painel em fibra de carbono.

Como o GT-R não é certificado pela EPA, foi impossibilitado o seu uso nas ruas. O carro foi leiloado pela própia montadora poucos anos depois de ser apresentado, por cerca de 350.000 dólares.

Além dos apliques na carroceria, um grande aerofólio e conjunto óptico exclusivo.


Texto de Andre GeSSner
Imagens do Arquivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário