sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

NewSS - Especial SVT 20th Anniversary

    No último dia 06, a Equipe de Veículos Especiais (Special Vehicles Team - SVT) da Ford completou 20 anos, e continua em plena atividade com vários projetos interessantes. confira agora um pouco mais sobre esta jovem equipe.


Quem sempre acompanhou as publicações automotivas de antigamente, lembra dos Mustang Cobra SVT dos anos 90, e dos mais avançados Cobras R que normalmente eram mostrados nas matérias dos vários Salões de Automóvel pelo Mundo todo, mas o que realmente é a SVT? Bem, inicialmente o programa SVT foi desenvolvido para criar veículos de alta performance e enquanto isso alguns modelos Ford recebiam algumas atualizações, seja o Focus, Contour e F-150, mas quem acabou como foco principal foi, e ainda é, o Mustang.


Já são duas décadas criando versões de sucesso ao modelo, e claro que você confere esses grandes jovens clássicos nesta postagem desde sua primeira aparição em 1993, divirtam-se.

1993 Ford Mustang SVT Cobra

A SVT estreava no Mustang em 1993, com uma versão atualizada do já conhecido V8 de 5 litros, que ganhou injetores de combustível de alto fluxo, nova admissão, e uma transmissão de cinco velocidades atualizada para lidar melhor com a potência extra, além de outros vários itens, com isso sua potência chegava aos 235 cavalos. O sistema de suspensão também foi atualizado, sendo desenvolvida pela Tokico.

1993 Ford Mustang SVT Cobra R

Este é considerado o mais raros de todos os Mustangs SVT, não é por menos, foram produzidas apenas 107 unidades dele, e tem mais, é o primeiro Cobra 'R' da lendária linha desenvolvida para rua e pista. As alterações por parte da equipe consistia em melhores e maiores conjunto de freios, além da suspensão recalibrada e um leve alívio em seu peso, o que foi suficiente para melhorar bastante a performance em relação a versão acima, mesmo que utilizando o mesmo 5.0 V8 de 235 cavalos. Esteticamente rodas de 17 polegadas pintadas de preto, entrada de ar no lugar dos faróis de neblina e aerofólio traseiro.

1994-1995 SVT Cobra

Em 1994 o Mustang vinha com novo design, e a versão SVT também ganhava modificações atrativas perante ao modelo original GT, como rodas mais largas, novo para-choque dianteiro com faróis de neblina integrados, spoilers no para-choque traseiro, além da melhoria na suspensão. Apesar de novo, o motor era o já conhecido 5.0 V8 que recebeu leve aumento da potência, que agora chegava aos 240 cavalos. No ano seguinte, a versão conversível de capota rígida removível chegava como segunda opção ao Cobra.

1995 SVT Cobra R

Mais uma vez a SVT decidiu produzir a versão Cobra R, como seu antecessor, o modelo trazia várias atualizações mecânicas para melhor performance em pista, além de repetir o feito do Cobra R anterior com alívio no peso, graças a ausência do banco traseiro, rádio, vidros elétricos e ar-condicionado, porém desta vez a motorização foi diferenciada, recebendo melhorias, desta vez um 5.8 V8 do Windsor que rendia os 300 cavalos; a transmissão desta vez era uma Tremec 3550 manual de cinco velocidades. Externamente a diferença ficavam por conta das rodas e novamente da ausência dos faróis de neblina, dando espaço as entradas de ar para ajudas a refrigerar os freios.

1996-1998 SVT Cobra

Para 1996, o conhecido 5.0 V8 dava lugar ao 4.6 V8 que embora de menor cilindrada rendia mais potência e performance em seus 305 cavalos. A transmissão passou a ser uma Borg Warner T-45 de cinco velocidades. Nesse período, foi lançada uma versão limitada com pintura camaleão, chamada de 'Mystic Chrome'.

1999 SVT Cobra

Em 99, o SVT Cobra era concebido já no estilo "New Edge" aderido pela Ford naquele fim de década, além disso, profundas mudanças na suspensão que passou, pela primeira vez na história do Mustang, de eixo traseiro sólido para independente. O 4.6 V8 também recebeu melhorias, levando o Cobra aos 320 cavalos.

2000 SVT Cobra R

Depois de 5 anos ausente, a versão 'R' retornava no novo Mustang em 2000, ganhando várias mudanças estéticas, como para-choques com spoilers, aerofólio traseiro, apliques laterais e rodas exclusivas. Com tantas alterações visuais, aliado aos anos ausente, o Cobra R 2000 vinha com o que era de melhor em se tratando de mecânica, atacando desta vez com um 5.4 V8 de 385 cavalos, que trabalhando em conjunto do novo sistema de suspensão desenvolvido pela Eibach e Bilstein levava o Cobra aos 100km/h em apenas 4,8 segundos.

2001 SVT Cobra

Apesar de muito semelhante ao modelo 1999, a versão 2001 do SVT Cobra recebeu várias atualizações substanciais no 4.6 V8, pois descobriu-se que o motor estava trabalhando bem abaixo do seu potencial, bem como sua transmissão. Depois de afastado algum tempo de produção em 2000, a versão retornava com as devidas alterações, com pequenas e leves mudanças estéticas e internas.

2003-2004 SVT Cobra

Para 2003 o Cobra SVT entrou na era indução forçada. Seu codinome era "Terminator" ou "Exterminador" em português. Para este a SVT apresentou um novo bloco de ferro fundido em favor da versão padrão de alumínio, sem contar das atualizações para lidar com o poder extra do supercharger Eaton M112. O 4.6 V8 rendia 390 cavalos, apesar de que vários proprietários fizeram pequenas e poucas  modificações para aumentar em muito a potência, graças aos fortes componentes do motor que poderia render com facilidade uma potência adicional. Neste período, a Ford também produziu algumas edições limitadas do Cobra SVT, incluindo a edição de 10 anos da SVT, com a opção da pintura especial Mystic Chrome.

2007-2009 Shelby GT500

Em 2005 o Mustang chegava de cara nova, mas a versão SVT Cobra foi vetada por conta do novo projeto em parceria com a Shelby. Com isso em 2007 era apresentado o novo Mustang criado com as parcerias da Shelby e SVT, era o Shelby GT500, modelo alimentado por um 5.4 V8 que rendia os 500 cavalos.

2008-2009 Shelby GT500KR

Para 2008, uma versão moderna do Shelby GT500KR de 1968 foi construído com várias melhorias em relação ao GT500 padrão, destacando a inclusão da nova suspensão e o novo sistema de admissão, levando o 5.8 V8 supercharged aos 540 cavalos. Externamente, rodas de 18 polegadas calçadas pelos pneus GoodYear Eagle F1, para-choques com spoilers integrados, além de partes feitas em fibra de carbono. Foram produzidos 1.571 unidades do modelo, o mesmo número atingido em 1968.


2010 Shelby GT500

O GT500 recebia novo visual em 2010, juntamente com o Mustang produzido em série, sua motorização também sofria atualizações para igualar o desempenho do GT500KR. Dessa forma, o 5.4 V8 recebia as devidas alterações para chegar aos 540 cavalos, e como já é de praxe, a suspensão foi recalibrada, assim como a embreagem que recebeu melhorias proporcionando melhor distribuição da força para a transmissão manual de seis velocidades, permitindo engates mais rápidos e precisos.

2011-2012 Shelby GT500

A parceria em desenvolver os Shelby GT500 continuou para 2011, com isso a SVT trabalhou em mais melhorias, a começar pelo 5.4 V8, que passava a vir com bloco leve de alumínio, com isso, a suspensão teve que ser recalibrada para compensar a redução de peso na dianteira. Também foi oferecido um pacote de melhorias, com direito suspensão desenvolvida para alta performance, assim como assim como a relação mais curta para melhor desempenho.

2013 Shelby GT500

A mais nova versão do Shelby GT500 desenvolvido pela SVT, é a que mais trabalhou-se no projeto, são várias melhorias que garantem um rendimento esportivo ao nível dos superesportivos europeus. O 5.8 V8 pode chegar aos impressionantes 650 cavalos de potência, para isso, vários itens foram aperfeiçoados, incluindo novas funcionalidades como o diferencial Torsen de deslizamento limitado, além desses, novo sistema de freios Brembo e um sistema de controle força e melhorias aerodinâmicas.

Texto de Andre GeSSner
Imagens: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário