quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ImpreSSões - Chrysler Esplanada GTX 1969

    O mercado norte-americano vivia o auge dos Muscle Cars no fim dos anos 60, enquanto nós engatinhávamos frente a eles na tentativa de criar um modelo compatível com o mercado mundial, além de tentar ingressar na onda dos esportivos das super siglas, o Esplanada GTX era um desses.

 Faixas decorativas e fárois com molduras petras, itens exclusivos do GTX.

Apresentado em São Paulo durante o Salão do Automóvel de 1968, o modelo era então fabricado pela Chrysler, em seu curto período de vida como montadora aqui no Brasil.


Anúncio vínculado na época destacando os exclusivos itens interno.

Seu motor era o Emi-Sul, um 2.4 V8 que rendia poucos 130 cavalos e torque de 20 kgfm, números discretos para um modelo que visava esportividade, sua transmissão era manual de quatro velocidades, com tudo isso, desempenho não era seu destaque, em teste realizado pela revista Quatro Rodas, fez o 0-100 km/h na casa dos 15 segundos, quase 1 segundo mais lento que a versão mais básica do modelo. Sua média final foi de 165km/h, bons números para os padrões da época aqui no Brasil, porém muito longe da média mundial.

Seu V8 rendia baixos 130 cavalos.

Externamente os destaques do GTX ficavam por conta dos seus itens exclusivos, como molduras pretas nos faróis, rodas cromadas, faixas decorativas, faróis de neblina e o opcional teto de vinil. As cores também eram exclusivas, Vermelho Indianápolis, Azul Le Mans, Verde Interlagos e por último a cor Cobre Turbina, exatamente a mesma do norte-americano Chrysler Turbine de 1963.

Além das cores exclusivas, era oferecido teto de vinil opcional.

Internamente bancos individuais, console central imitando jacarandá, conta-giros e volante esportivo Walrod, de três raios.

O volante esportivo Walrod era um dos principais destaques do GTX.

Segundo Alexandre Badolato, entusiasta, colecionador e especialista dos Chrysler do Brasil, foram produzidas cerca de apenas 670 unidades do GTX, todos 1969.

Texto de Andre GeSSner
Fonte: Quatro Rodas
Fotos: Quatro Rodas

2 comentários:

  1. A/C Alexandre Badolato .
    Uma Sugestão : Destas 670 Unidades do GTX,quais
    as Cores que Foram Fabricados !
    ATT: Tião Veríssimo - Limeira - SP - Brasil .

    ResponderExcluir