sexta-feira, 4 de março de 2011

ImpreSSões - Ford Fairmont GT 1971.

As fotos que você abaixo, são de um modelo bem raro dos anos 70 que está anúnciado em um site norte-americano.

A faixa na tampa traseira foi preservada.

O modelo é bem íntegro e conta com vários detalhes originais, como o acabamento interno vermelho e o teto de vinil, apenas sua cor foi modificada, sendo cinza originalmente.

Originalmente, o Fairmont era cinza.

O vinil ainda original, permaneceu durante os anos.

Sua direção é no lado direito, e a versão acima vem com acabamento interno mais raro, em vermelho.

O 351 V8 é um dos pontos fortes do carro.

Na grade, o logotipo da rara versão.

Agora, para você leitor ter melhor noção do achado acima, vou contar um pouco da história do modelo:

Durante os anos 60 e 70, as faixas decorativas designavam um papel importante para conseguir um apelo esportivo no visual, mesmo que o apelo ficasse apenas em seu visual. O fato é que as faixas tornavam pacatos modelos familiares em modelos bem interessantes, como podemos ver neste Ford Fairmont GT produzido na África do Sul entre 1970 e 1973.

Na foto, a versão de 1970.

Apesar das faixas esconderem um modelo conservador, a coisa fica interessante quando o assunto é seu 351 V8 de 300 cavalos, que leva o Ford aos 210km/h fazendo o 0-100km/h em apenas 7,2 segundos.

Seu 351 V8 garantia uma boa performance na época.

O modelo primário, de 1970, era produzido com várias peças do irmão australiano Falcon GT XW,  já os modelos de 1971 a 1973 traziam inúmeras peças do Falcon GT XY, seus únicos diferenciais estéticos para o modelo inicial, eram a grade que ganhou pequenas modificações e o Scoop no capô, ausente na versão de 1970.

As versões pós-70 traziam nova grade e um discreto Scoop no capô.

Teto de vinil e quatro portas, um sedan familiar com traje esportivo.

Interior monocromático era os mais raros.

O Fairmont nunca foi ícone em sua categoria, tanto que muitas pessoas jamais ouviram falar nele, e não é por menos, apenas 1824 destes foram produzidos, mas apenas 239 eram a versão esportiva GT. E aí, raro ou não?


Texto de Andre GeSSner
Fotos: Divulgação 

Um comentário:

  1. Grande Gessner! Figurinha conhecida no meio, conheci num encontro de antigos! Gente finíssima!

    ResponderExcluir