O Vega hatch é o que possui mais harmonia em seu desenho, e o que mais se aproxima do Camaro.
Enfileirados na linha de montagem.
Primeira geração, de 1971: Sua frente imitava os Camaros daquele ano
.
O Vega trazia inspiração explícita no Camaro, na época vinha em quatro versões de carroceria, cupê, sedan, perua e uma espécie de furgão, seu principal motor era um 2.3 que podia gerar 110 cavalos, dependendo do carburador escolhido.
A família Vega em suas quatro opções de carroceria.
Uma versão chamada Yenko Stinger Turbo, com 155 cavalos, também chegou a ser disponibilizado. Seu cabeçote de alumínio com pistões que se moviam diretamente nos cilindros impregnados de silício ausentando as camisas de aço, uma novidade para a época. Seu câmbio mecânico era disponível em duas versões, sendo de três ou quatro marchas, o último oferecido como opcional.
A versão Yenko chegava aos 150 cavalos.
Em 1974 reformulação no desenho, e novamente lembrava o Camaro.
O Vega ganhou carisma vestindo a gravata da Chevrolet, ao longo dos anos ganhou muitos entusiastas, muitos deles cortavam o para-choque dianteiro, deixando a grade livre, tudo para ficar parecido com os Camaros de 1971. Alguns proprietários foram além, e equipavam os modelos da primeira geração com motores V8, dando uma alma Muscle para o compacto, que acabou ganhando as pistas de arrancada em todo o País. Durante os 6 anos que o modelo foi produzido, foram mais de 1 milhão e meio de unidades vendidas, somando as quatro opções de carroceria.
Muitos entusiastas cortavam o para-choque e equipavam o Vega com o V8, tudo para se aproximar do Camaro.
Texto de Andre GeSSner
Fotos: Divulgação
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