quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Fast Post - Chevrolet Vega, O Filho do Camaro.

     Se automóveis pudessem ter filhos, com certeza o Vega teria o Camaro como seu pai. O modelo compacto da Chevrolet foi produzido entre os anos de 1971 e 1977 e nesta postagem você vai conhecer um pouco mais sobre este simpático carrinho que ajudou a GM desenvolver uma categoria que até o então não exista dentro da montadora; a dos compactos.

O Vega hatch é o que possui mais harmonia em seu desenho, e o que mais se aproxima do Camaro.

Chefiada por John DeLorean (Sim, o mesmo criador do DeLorean), a Chevrolet precisava de um modelo compacto para brigar diretamente com o Ford Pinto, então em 1971 nascia o Vega, modelo que chegava ao mercado norte-americano devido a crise do petróleo e além das exigências no controle de poluentes daquela década.

Enfileirados na linha de montagem.

Primeira geração, de 1971: Sua frente imitava os Camaros daquele ano
.
O Vega trazia inspiração explícita no Camaro, na época vinha em quatro versões de carroceria, cupê, sedan, perua e uma espécie de furgão, seu principal motor era um 2.3 que podia gerar 110 cavalos, dependendo do carburador escolhido.

A família Vega em suas quatro opções de carroceria.

Uma versão chamada Yenko Stinger Turbo, com 155 cavalos, também chegou a ser disponibilizado. Seu cabeçote de alumínio com pistões que se moviam diretamente nos cilindros impregnados de silício ausentando as camisas de aço, uma novidade para a época. Seu câmbio mecânico era disponível em duas versões, sendo de três ou quatro marchas, o último oferecido como opcional.

A versão Yenko chegava aos 150 cavalos.

Lanternas traseiras duplas, como nos Camaros.

Em 1974 o Vega ganhava sua primeira e única reestilização, novamente o Camaro serviu como inspiração, a frente inclinou, os para-choques ficaram encorpados além de outras mudanças que vieram devido as novas normas de segurança da época. O design permaneceu até 1977, com pequenas alterações durante o período, e saiu de linha ainda naquele ano.

Em 1974 reformulação no desenho, e novamente lembrava o Camaro. 

O Vega ganhou carisma vestindo a gravata da Chevrolet, ao longo dos anos ganhou muitos entusiastas, muitos deles cortavam o para-choque dianteiro, deixando a grade livre, tudo para ficar parecido com os Camaros de 1971. Alguns proprietários foram além, e equipavam os modelos da primeira geração com motores V8, dando uma alma Muscle para o compacto, que acabou ganhando as pistas de arrancada em todo o País. Durante os 6 anos que o modelo foi produzido, foram mais de 1 milhão e meio de unidades vendidas, somando as quatro opções de carroceria.

Muitos entusiastas cortavam o para-choque e equipavam o Vega com o V8, tudo para se aproximar do Camaro.


Texto de Andre GeSSner
Fotos: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário