terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ImpreSSões - AMC Hurst SC Rambler 1969

   Famosa pelos Camaros customizados, a Hurst é uma das oficinas do ramo mais conhecidas da atualidade, como você já pode conferir isso aqui na GeSSner Super Sports; mas alguns vários anos atrás, a Hurst também trabalhou em cima de outros projetos, nem tão conhecidos, como é este que veremos agora.

Sem preconceito: A Hurst preparava o AMC e deixava pronto para andar junto, ou até na frente dos grandes Muscle Cars.


AMC Hurst SC Rambler 1969

No fim dos anos 60, em plena era Muscle, eram várias as montadoras envolvidas na categoria, e a American Motors Company, ou AMC, famosa mesmo por seus modelos menores dos anos 70, não ficou de fora, até porque a AMC já tinha todos os ingredientes, o carro; o bom e velho Ramble, um modelo de médio porte em produção desde o final dos anos 50. O motor escolhido também já existia, era o 390 V8 6.3 de 315 cavalos, usado no AMX já mostrado aqui em Junho do ano passado. Cabia agora encontrar alguma preparadora para juntar tudo isso, e a escolhida foi a Hurst.

O modelo escolhido foi o Ramble, acima uma versão de 1967.

Eram duas combinações de cores disponíveis...

...e ambas foram reprovadas pelas publicações da época e pelo publico.

Seu motor era o já conhecido 390 V8 usado nos AMX e Javelin.

A grande tomada de ar tinha uma importante função: Auxiliar entrada do ar para gerar mais desempenho.

O câmbio Born Warner de quatro velocidades recebeu uma ajudinha da Hurst para melhor rendimento do Pony Car, assim como sua suspensão, que foi recalibrada e a opção de freios à disco ventilado na dianteira. Sua performance era boa, o AMC Hurst levava pouco mais de 6 segundos para chegar aos 100 km/h e menos de 15 segundos para completar o 1/4 de milha, números suficientes para causar algum incomodo aos famosos Pontiac, Mustang e Plymouth de sua época.

A Hurst garantia o bom desempenho do AMC.

Com tudo preparado pela união da montadora com a preparadora, estava pronto o AMC Hurst SC Rambler, um modelo médio que iria entrar na briga de sua categoria. Sua estréia oficial foi em Junho de 1969 e apesar de toda a receita ter sido gerada com muito sucesso, o carro não caiu no gosto do publico nem das revistas especializadas da época. As críticas eram sempre as mesmas, barulhento, combinação de cores que eram disponíveis não agradava e por aí vai.

Na interna poucas diferenças em relação ao Ramble.

Claro que com tantas críticas, o AMC ficou bem longe de ser um sucesso de vendas, tão longe que caiu quase totalmente no esquecimento na década seguinte, sem contar que muitos jamais ouviram falar no tal modelo. Tudo isso fez com que apenas 1.512 unidades do modelo fossem produzidas, infelizmente.

Baixo número de vendas fez o modelo cair no esquecimento...

...e infelizmente vários destes tiveram este fim, uma pena.


Texto: Andre GeSSner
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário