Camaro e Mustang se enfrentaram a quase trinta anos atrás, nas páginas da revista Quatro Rodas de Agosto de 1982; avaliado na época pelo ex-piloto Nelson Piquet, ambos tiveram uma aparição tímida na edição e de longe foram o que são hoje, confira:
O Camaro ainda aspirava para o lado esportivo, já o Mustang escolhido tinha um estilo mais voltado ao uso urbano.
O exigente Piquet trazia muitas críticas aos modelos; no Camaro, era a suspensão, que ficou mais firme, o que deixava o Chevrolet mais barulhento, lembrando um chocalho dizia ele. Quanto ao espírito esportivo, presente somente no Camaro Z28, que com seu V8 de 5 litros, ganhou fama de ser um dos norte-americanos que mais andavam na época, apenas citou que o carro era um tanto ingênuo por sua suspensão não ser adequada. já no Mustang, a esportividade estava totalmente ausente, cujo teve a versão Standard de 2800cm³ de cilindrada escolhida para o teste. O Ford não entusiasmou em nada o ex-piloto, que ainda citou que qualquer modelo europeu era superior ao Mustang.
Linhas mais sóbrias no Mustang, deixando de lado o comportamento esportivo.
Piquet citou muito os projetos europeus e japoneses, no qual dizia que a indústria norte-americana deveria muito se espelhar neles, porém mesmo assim, gostou da estética do Camaro, principalmente na interna, onde dizia lembrar muito os modelos japoneses. Na mecânica, o Câmbio automático do Camaro foi taxado de péssimo, pois ao pisar fundo no acelerador a caixa não atendia o pedido de troca mais "agressiva" de velocidade.
Diferente do que era nos anos 60, o Camaro apresentava um estilo mais voltado à esportividade.
A preocupação com a perfuração aerodinâmica se tornara maior naquele período, onde a GM baixou o coeficiente do Camaro para 0,36, o que era ótima marca para a época, "aliviando" o modelo em até 200kg.
Preocupação com a aerodinâmica fazia o Camaro ter linhas mais agradáveis.
O Cavalo estava manso, e o Mustang ficava pacato com seu 2.8.
O desempenho não foi nem questionado quando se tratava do Mustang, mas o Camaro já agradava, dando a sensação que estar dentro de um avião quando sentava-se no banco. O V8 de méro 165 cavalos levavam o Camaro aos 100km/h em menos de 10 segundos, mas Piquet dizia que ambos desapontavam quando se tratava de espírito esportivo, cujo aqueles Musculosos haviam ficado de lado a muitos anos. Ainda bem que tudo passou, e Camaro e Mustang hoje voltaram a ser o que eram no fim dos anos 60.
Internamente o Camaro tinha melhor conjunto.
Texto: Andre GeSSner (Adaptado)
Fotos: Quatro Rodas
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