terça-feira, 30 de março de 2010

NewSS - Morre Criador do Mustang

O mundo automobilístico passou por uma grande perda, o engenheiro americano Donald Frey, que projetou o Mustang, faleceu aos 86 anos de vida neste 05 de Março.

Donald nasceu em Saint Louis, e ficou famoso por sua criação, um dos Muscle Cars mais famosos de todos os tempos.

Frey começou sua história na Ford após passar pela Universidade de Michigan, como doutorado em metalúrgica, e fez seu nome dentro da montadora com seus projetos, que foram recusados várias vezes.

O primeiro desenho do Mustang apareceu em 1962, apresentado com um motor mais central e dois lugares; o projeto ganhou a rejeição do presidente Henry Ford II, assim como outros três apresentados por ele.

Alguns anos antes, a Ford pássara por um fracasso de vendas, onde teve como responsável o Ford Edsel, que com seu desenho feio, não ganhou a aprovação do publico. Temendo o mesmo, Henry II declarou que se o Mustang fizesse fama, Frey seria demitido.

Era 1964, na Feira do Automóvel em Nova York, quando o Mustang foi oficialmente apresentado ao publico, tendo como objetivo 80 mil unidades vendidas em um ano, no mínimo. mal sabia Henry e Frey que estavam diante de um sucesso mundial de vendas, que logo no segundo ano de lançamento o carro ultrapassava a marca de 1 milhão de veículos vendidos.
Frey passou a receber outro tratamento depois do Mustang, onde amantes do automobilismo corriam atrás de autografos dele. Frey ainda foi chamado de "o homem das idéias mais brilhantes de Detroit" pela revista Times em 1967.

O criador deixa seu maior fruto, o Mustang, que foi visto crescer, virar sucesso, e ganhar fama até os dias atuais.


http://oldcarandtruckpictures.com/FordMustang/1964-Half_Ford_Mustang_289_Lee_Iacocca-Donald_Frey.jpg

Lee Iacocca e Frey Donald


Texto: Andre Gessner

Nenhum comentário:

Postar um comentário