Em 1949, com o final da Segunda Guerra Mundial, a industria automotiva ainda estava se reerguendo, o que levou os automóveis da época passarem por grande mudanças em suas linhas. O Ford 49 é um dos precursores dessas mudanças, que pouco tempo depois acabou tornando-se na verdade uma inovação, onde os modelos passaram a apresentar um formato mais elegante, com linhas mais limpas e carroceria mais baixa.
O Ford 49 foi um dos precursores das mudanças pós guerra.
Mais de 50 anos depois, a Ford apresentava em 2001, durante o Salão do Automóvel de Detroit, o Ford Forty-Nine, um conceito que prestava homenagem ao então saudoso Ford 49. Segundo a própria Ford, o modelo tinha proposta de ser o mais próximo a um Street Rod, onde remetia aos passeios noturnos de uma sexta-feira ao som de um belo Rock and Roll com destino as famosas pistas de boliche.
Mais de 50 anos depois, o Forty-Nine homenageia a versão original.
Como no modelo original, o Forty-Nine apresentava novamente as tendências das linhas ousadas, que mesclavam modernidade fazendo referência ao clássico do final da década de 40. Um dos principais destaques do conceito, são as lanternas traseiras, em filetes de LED, o que lembra as molduras do modelo antigo.
Na traseira, destacam-se as lanternas de LED em formato de filete.
As linhas são limpas e arredondadas, o teto encurvado é nitidamente inspirado no modelo de 1949, assim como a grade dianteira dividida e os faróis originam as linhas dos para-lamas. O teto transparente é um dos destaques do Forty-Nine, o friso que praticamente contorna as linhas, dá acabamento especial ao modelo.
Outro grande destaque do conceito, é o teto todo transparente.
Internamente o conceito novamente mescla modernidade com referencia nos modelos do passado, onde os quatro assentos possuem um estilo mais nostalgico, assim como o único mostrador central no painel e o volante, que possui todos os comandos no que seria o aro de acionamento da buzina.
Acabamento interno nostalgico, mas com todo requinte possível em um visual limpo.
O motor era um 289 V8 3.9 de 32 válvulas, o mesmo utilizado no T-Bird, e tinha todo um aspécto limpo, esbanjava nos cromados para simbolizar os motores envenenados. A transmissão era automática de quatro velocidades com alavanca na coluna de direção.
O 289 V8 também esbanjava um belo visual.
Apesar de ser um dos maiores destaques do Salão daquele ano de 2001, o conceito nunca foi produzido, nem sequer cogitada a produção. O Forty-Nine além de prestar a homenagem ao clássico modelo 1949, ainda é um dos precursores da tendência atual em estilo totalmente baseado no passado.
Texto de Andre GeSSner
Imagens de Divulgação
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