terça-feira, 16 de junho de 2009

NewSS - Pontiac Fecha as Portas.

A marca que produz automóveis desde 1926, cujo é vendida em muitos países pela General Motors, terá suas produções encerradas neste ano de 2010, colocando a fim 83 anos de história. Fundada pela General Motors, a Pontiac tinha como objetivo, oferecer “mais por menos”. Disponiblilizando carros de alta cilindrada pelo mesmo preço dos concorrentes de apenas quatro cilindros.

http://weblogs.cltv.com/news/local/chicago/1926PontiacCoupe.jpg
O primeiro Pontiac, em 1926.

Apenas alguns anos depois, a Pontiac lançava um carro com 8 cilindros em linha, mesmo assim, era mais barato que os V8 de outras marcas, mas não tinha o desempenho como ponto forte, sendo pouco inferior de seus concorrentes mais caros. Para quem não tivesse condições de comprar um 8 em V, ficava a disposição o seu grande 8 cilindros em linha, que cumpria seu papel sem fazer feio.

Propaganda vinculada na época do Master Six 1936.

Criada com a idéia de oferecer mais desempenho por menos preço, daria bastante resultado mesmo apartir dos anos 40, quando a economia passou a ser um fator importante para o mundo. Foi nesssa época que surgiu o primeiro público alvo da montadora; jovens com um bom poder aquisitivo.

O modelo de 1940 tinha um público alvo; Jovens de bom poder aquisitivo.

Em 1956 a Pontiac mudaria seu foco, passando a fabricar carros com mais apelo esportivo, de perfil grande e baixo, e disponibilizando de motores V8.

Em 1956, o foco passou a ser modelos com mais apelo esportivo, sempre com motor V8.

O grande ano que a empresa deu um pulo, foi em 1964, e o responsável por isso era seu novo lançamento, o Pontiac GTO, que foi, e ainda é, considerado o primeiro “Muscle Car” da história, devido sua aparência de linhas agressivas e sua grande potência. Três anos depois, em 1967, a Pontiac chegou de vez entre as principais marcas de esportivos da época, desta vez com o Firebird, que se tornou o ícone da montadora.

Em 1964, o primeiro Muscle Car da história, o GTO.

A versão de 1968 conquistou o auge do GTO.

O Firebird também ganharia respeito ainda em 1967.

Em tempos de crise, em meados dos anos 70, a Pontiac se obrigou a mudar seu foco de veículos, se adaptando a produzir modelos modelos menores e econômicos, fato que durou longos 9 anos, até a chegada da nova geração do Firebird em 1982, fazendo a montadora retornar ao segmento esportivo.

Modelos menores e mais econômicos eram responsáveis pelas vendas da montadora em 1973.

Em 1984, a Pontiac trazia o Fiero, fazendo com que as vendas aumentassem, pois o modelo apresentava bom preço agregado a bom desempenho, um jogo de "repescagem" da antiga idéia da marca.

Agregando bom desempenho a bom preço, a marca retorna com a idéia que a originou, trazendo o Fiero em 1984.

Durante os anos 80 e 90, os modelos foi perdendo sua identidade aos poucos, e passará a oferecer modelos poucos atraentes, muitos deles eram veículos derivados da General Motors, o que faria de acabar de pregar o caixão da empresa, beirando apenas 2% de vendas de Autos nos EUA, fica justificado seu fim, anunciado na Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, durante o plano de reestruturação do grupo General Motors.

Durante a década de 80, surgiram modelos sem personalidade, visando um estilo mais sóbrio.

O Firebird resistia firme durante os anos 90.

Em 2002 o Firebird se despede das linhas de montagem.

O GTO manteve-se firme até o fim de 2008.

Texto de Andre GeSSner
Imagens do Arquivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário