O primeiro Pontiac, em 1926.
Apenas alguns anos depois, a Pontiac lançava um carro com 8 cilindros em linha, mesmo assim, era mais barato que os V8 de outras marcas, mas não tinha o desempenho como ponto forte, sendo pouco inferior de seus concorrentes mais caros. Para quem não tivesse condições de comprar um 8 em V, ficava a disposição o seu grande 8 cilindros em linha, que cumpria seu papel sem fazer feio.
Propaganda vinculada na época do Master Six 1936.
O modelo de 1940 tinha um público alvo; Jovens de bom poder aquisitivo.
Em 1956, o foco passou a ser modelos com mais apelo esportivo, sempre com motor V8.
O grande ano que a empresa deu um pulo, foi em 1964, e o responsável por isso era seu novo lançamento, o Pontiac GTO, que foi, e ainda é, considerado o primeiro “Muscle Car” da história, devido sua aparência de linhas agressivas e sua grande potência. Três anos depois, em 1967, a Pontiac chegou de vez entre as principais marcas de esportivos da época, desta vez com o Firebird, que se tornou o ícone da montadora.
Em 1964, o primeiro Muscle Car da história, o GTO.
A versão de 1968 conquistou o auge do GTO.
O Firebird também ganharia respeito ainda em 1967.
Modelos menores e mais econômicos eram responsáveis pelas vendas da montadora em 1973.
Em 1984, a Pontiac trazia o Fiero, fazendo com que as vendas aumentassem, pois o modelo apresentava bom preço agregado a bom desempenho, um jogo de "repescagem" da antiga idéia da marca.
Agregando bom desempenho a bom preço, a marca retorna com a idéia que a originou, trazendo o Fiero em 1984.
Durante os anos 80 e 90, os modelos foi perdendo sua identidade aos poucos, e passará a oferecer modelos poucos atraentes, muitos deles eram veículos derivados da General Motors, o que faria de acabar de pregar o caixão da empresa, beirando apenas 2% de vendas de Autos nos EUA, fica justificado seu fim, anunciado na Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, durante o plano de reestruturação do grupo General Motors.
Durante a década de 80, surgiram modelos sem personalidade, visando um estilo mais sóbrio.
O Firebird resistia firme durante os anos 90.
Em 2002 o Firebird se despede das linhas de montagem.
O GTO manteve-se firme até o fim de 2008.
Texto de Andre GeSSner
Imagens do Arquivo
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